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Abóbora/moranga cabotiá

E o carboidrato? Leia esse texto da nutri Giovana Baldissera e se jogue, porque sim, a abóbora/ moranga Cabotiá pode ser comida sem medo!! Apesar de muitos a considerarem, erroneamente, um alimento fonte de carboidratos, a cabotiá

E o carboidrato?
Leia esse texto da nutri Giovana Baldissera e se jogue, porque sim, a abóbora/ moranga Cabotiá pode ser comida sem medo!!

Apesar de muitos a considerarem, erroneamente, um alimento fonte de carboidratos, a cabotiá é rica em carotenoides (antioxidantes que a conferem a cor alaranjada) e fibras. Não somente sua polpa, mas também sua casca e suas sementes são riquíssimas nutricionalmente.

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) analisaram a composição da casca e chegaram à conclusão que as propriedades são muito semelhantes à polpa, podendo ser utilizadas e aproveitadas durante o preparo (Caetano KS et al, 2015).

Nesse caso, opte sempre pela versão orgânica, que garante a ausência de resíduos tóxicos, pesticidas e contaminantes químicos.
Já as sementes possuem 10% de fibra em sua composição e apresentam teores variáveis de magnésio e ferro quando cruas (maior teor) ou cozidas (menor teor) e boas quantidades de cobre e de zinco, independente do processo de cocção (Naves LP et al, 2010).

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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