Home / CULTURA  / 6 filmes de Hitchcock que vale a pena assistir

6 filmes de Hitchcock que vale a pena assistir

Quinta-feira passada, dia 16 de junho, marcou 62 anos da estreia de um dos maiores clássicos do cinema e um dos filmes de suspense mais aclamados do mundo. Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock, foi lançado

Quinta-feira passada, dia 16 de junho, marcou 62 anos da estreia de um dos maiores clássicos do cinema e um dos filmes de suspense mais aclamados do mundo. Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock, foi lançado em 16 de junho de 1960, na cidade de Nova York.

Em homenagem ao brilhante produtor cinematográfico britânico, a nossa colaboradora Fabiana Marsiglia fez uma lista com 6 filmes de Hitchcock que vale a pena assistir – e tem opções para todos os gostos. Olha só!

Psicose (Psycho)

Um clássico que não tem erro! Quem nunca assistiu nenhum filme de Hitchcock precisa começar por Psicose. Por mais que tenha sido inicialmente rejeitada pela Paramount Pictures e subestimada por críticos, a obra rompeu as barreiras entre o terror e o suspense e lotou salas de cinema, tornando-se o filme mais lucrativo da carreira do diretor. A trilha sonora de Bernard Herrmann complementa o longa perfeitamente, sendo uma das responsáveis pela icônica “cena do chuveiro”.

O que muita gente não sabe é que Psicose foi baseado em um livro que, por sua vez, foi inspirado na história real de um serial killer. O filme, além de ser um dos precursores do horror psicológico no cinema, traz um surpreendente plot twist no final, que fez com que Alfred Hitchcock não poupasse esforços para mantê-lo em segredo. 

Ano de lançamento: 1960

Onde assistir: pelo streaming do Telecine (diretamente no Globoplay) ou pela Apple TV.

Disque M para Matar (Dial M for Murder)

Já imaginou ver uma princesa atuando em um filme de crime e mistério? Durante seus anos de atriz, antes de se tornar Princesa de Mônaco, Grace Kelly foi uma das musas de Hitchcock, estrelando em três de seus filmes. Disque M para Matar, que conta a história de um marido vingativo que planeja o assassinato da sua esposa infiel, foi o primeiro deles. 

A obra recebeu críticas mistas, sendo considerada um triunfo por alguns críticos e muito lenta por outros, devido ao fato de que é construída quase inteiramente pelo diálogo – ela foi baseada em uma peça de teatro. No entanto, o uso da luz, sombra e diferentes ângulos de câmera proporciona movimento ao filme. 

Ano de lançamento: 1954

Onde assistir: pelo serviço de assinatura do HBO Max. Também disponível para comprar e/ou alugar pelo Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e TV ou YouTube. 

Janela Indiscreta (Rear Window)

Hoje em dia, filmes e séries sobre pessoas que pensam ter testemunhado crimes pela janela de casa estão em alta, mas Janela Indiscreta é o precursor do voyeurismo no cinema. Lançado apenas quatro meses depois de Disque M para Matar, também estrela Grace Kelly, dessa vez ao lado de James Stewart. 

Muito aclamado pela crítica e indicado a diversas premiações, o filme é considerado uma obra-prima do suspense, em que Hitchcock explorou todo o potencial do gênero. Em 1997, foi selecionado pela Biblioteca do Congresso para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos por ser “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”.

Ano de lançamento: 1954

Onde assistir: pelo Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e TV ou YouTube. 

Ladrão de Casaca (To Catch a Thief)

Esse é para quem gosta de um bom ship! Um pouco diferente dos outros filmes da lista, Ladrão de Casaca é dos gêneros suspense e romance. Estrelado por Cary Grant e Grace Kelly nos papéis principais, conta a história de um assaltante aposentado que tenta salvar sua reputação descobrindo quem, de fato, está roubando turistas ricos na Riviera Francesa. 

A produção se passa em um cenário deslumbrante e tem figurinos de Edith Head, uma importante estilista estadunidense. Uma das roupas utilizadas por Grace Kelly no longa – que inclusive foi sua última parceria com Hitchcock – se tornou icônica no cinema: um vestido de gala em lamê dourado. 

De acordo com o crítico de cinema François Truffaut, o filme satisfaz completamente todos os fãs de Hitchcock, dos mais esnobes aos mais comuns. Vale destacar também o carro dirigido por Grace Kelly (um Sunbeam Alpine Mk I de 1953, na cor azul metálico), que com certeza vai encantar os amantes de carros antigos.

Ano de lançamento: 1955

Onde assistir: pelo Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e TV ou YouTube. 

Um Corpo Que Cai (Vertigo)

Melhor filme já feito? Segundo pesquisa feita em 2012 pelo Instituto Britânico de Cinema, é Um Corpo Que Cai. Baseado no romance francês D’entre les morts, o longa estrela James Stewart (novamente) como um detetive aposentado com a missão de seguir a esposa de um amigo. O problema é que a mulher possui uma estranha atração por lugares altos, e o detetive tem vertigem e um terrível medo de alturas (acrofobia). 

A obra faz parte de dois principais gêneros: thriller psicológico e film noir, expressão francesa usada para descrever um subgênero de filme policial que tem um estilo visual característico, com influência do expressionismo alemão. Um Corpo que Cai foi o primeiro filme a utilizar um efeito de câmera que distorce a perspectiva para causar uma sensação de desorientação chamado zoom Dolly, que acabou ficando conhecido como “efeito Vertigo”. 

O seu enredo é interpretado de diferentes maneiras por críticos e pelo público, mas uma coisa é certa: vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões. 

Ano de lançamento: 1958

Onde assistir: pelo YouTube, disponível para comprar ou alugar. Também está disponível na Apple TV e no Google Play Filmes e TV. 

Intriga Internacional (North by Northwest)

Lançado um ano depois de Um Corpo Que Cai, Intriga Internacional foi planejado como uma mudança de ritmo do seu último grande sucesso, que tinha uma vibe mais sombria. Em uma entrevista, Hitchcock contou que queria que a obra fosse divertida, leve e livre do simbolismo que permeia seus outros filmes.

Escrito por Ernest Lehman, com o objetivo de fazer o melhor filme de Hitchcock, o enredo conta a história de um inocente executivo de publicidade que é confundido com um agente e perseguido por espiões de Nova York até o Monte Rushmore – sim, aquele em que estão esculpidos os rostos de quatro presidentes dos Estados Unidos – onde acontece o grande clímax da trama. 

Último da parceria entre Hitchcock e o ator Cary Grant, Intriga Internacional é considerado um dos filmes canônicos do cineasta e é frequentemente listado como um dos melhores filmes já feitos, também tendo sido selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos EUA.

Assim como Psicose, sua trilha sonora foi feita por Bernard Herrmann. Assim como Ladrão de Casaca, conta com um cenário exuberante e figurinos icônicos – o terno utilizado pelo personagem principal foi considerado pela revista GQ o melhor da história do cinema e mais influente no estilo masculino. Assim como Janela Indiscreta, é um precursor para o seu gênero, tendo inspirado diversos suspenses de ação, inclusive os de James Bond. 

Para finalizar, vale ressaltar que Intriga Internacional é um filme emocionante, engraçado, estiloso e extremamente sofisticado. 

Ano de lançamento: 1959

Onde assistir: pelo serviço de assinatura do HBO Max. Também disponível para comprar e/ou alugar pelo Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e TV ou YouTube. 

Curiosidade: sabia que o próprio Hitchcock fez aparições em todos esses filmes?

O diretor tinha o hábito de participar como figurante por um breve momento na maioria das suas produções, desde que precisou fazer isso pela primeira vez, quando um ator não apareceu nas filmagens.

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os nossos posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre cultura.

contato@orni.com.br

Visão geral da revisão
2 COMMENTS

Poste um comentário