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12 dicas para acabar com o desperdício de alimentos

Você costuma desperdiçar alimentos? A nutricionista Virgínia Andrade fala sobre o assunto no texto que escreveu para o site. Cada brasileiro desperdiça em torno de 40 kg de comida por ano, segundo recente pesquisa da Embrapa.

Você costuma desperdiçar alimentos? A nutricionista Virgínia Andrade fala sobre o assunto no texto que escreveu para o site.

Cada brasileiro desperdiça em torno de 40 kg de comida por ano, segundo recente pesquisa da Embrapa. Em parte isso acontece porque relacionamos a imagem de uma mesa farta com status. 
A adoção de hábitos de consumo mais sustentáveis determina o não desperdício:
1 – O primeiro passo na direção de um consumo mais sustentável é a definição de um cardápio semanal. A partir dele você vai saber o quê e quanto comprar;
2 – Fracione as grandes compras em compras menores: quinzenais ou semanais. Assim você evita um estoque alto de alimentos e possível desperdício;
3 – Cuidado com as promoções. Elas podem levar você a comprar o que não precisa e ainda em uma quantidade maior. Pois com o pensamento de que pagará menos por aquele item você acaba comprando mais que o necessário. Caso opte por levar produto que esteja em promoção, tente usá-lo como substituto de algum outro item mais caro que já estava em sua lista de compras. Se não for dessa forma, você não estará fazendo economia, e sim gastando mais, levando mais um item que não estava em sua lista;
4 – Consuma primeiro os alimentos com data mais próxima da validade. Organize sua geladeira e armários de forma que tenha acesso mais fácil a estes alimentos;
5 – Cortou frutas, verduras e legumes e houve sobra? Acondicione-os em embalagens hermeticamente fechadas para evitar proliferação de bactérias;
6 – Caso compre muitas hortaliças utilize a técnica do branqueamento para congelar;
7 – O uso de produtos orgânicos possibilita o aproveitamento integral das frutas e legumes. Algumas cascas podem ser utilizadas para fazer bolos (como a da banana) chás ou sucos (como laranja e maçã);
8 – As sementes de melão e abóbora podem ser lavadas, secas e tostadas no forno e consumidas como snacks ou ainda adicionadas em sucos batidos no liquidificador. E não vai coar, hein! ?;
9 – Os talos de brócolis e couve-flor podem ser utilizados para compor um delicioso suflê.
10 – Desfie as sobras de proteínas, junte com restos de vegetais, legumes ou grãos. Acrescente ovos, misture tudo e leve ao forno em uma travessa até dourar.  Você também pode colocar tudo em uma frigideira com azeite de oliva e quebrar os ovos por cima. Assim você terá um nutritivo omeletão;
11 – Com as sobras de arroz, quinoa, grão de bico, lentilha ou feijão você pode fazer hambúrguer vegetariano. É só misturar com ovos ou farinha de aveia;
12 – Para compor uma bela salada misture folhas, restos de macarrão ou batata, alguma proteína desfiada (frango ou atum) e acrescente iogurte grego ou creme de castanha.
 
Fonte: Porpino, G.; Lourenço, C. E.; Araújo, C.M.; Bastos, A. (2018). Intercâmbio Brasil – União Europeia sobre desperdício de alimentos. Relatório final de pesquisa. Brasília: Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. Disponível em: < http:// www.sectordialogues.org/publicacao
Texto escrito pela nutricionista Virgínia Andrade.

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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