Para onde os brasileiros podem viajar nesse final de ano?
Para onde nós, brasileiros, podemos viajar? O mundo se fechou em função da pandemia do coronavírus, e o Brasil, como segundo na lista do maior número de casos por muitos meses, foi restrito a entrar
Para onde nós, brasileiros, podemos viajar? O mundo se fechou em função da pandemia do coronavírus, e o Brasil, como segundo na lista do maior número de casos por muitos meses, foi restrito a entrar em diversos países do mundo. Mas aos poucos, a lista de destinos foi se abrindo para brasileiros e vem aumentando e nós, felizes com a ideia de viajarmos em breve!
África do Sul
Um dos países mais recentes a anunciar a abertura das suas fronteiras para viajantes de todos os país. Para entrar no país é preciso apresentar um teste negativo de Covid-19 obtido no máximo 72 horas antes da viagem.
Andorra
Andorra reabriu as fronteiras para todos os países, com diferentes critérios de entrada. Apenas viajantes europeus poderão entrar sem fazer quarentena. Todos os demais devem submeter-se a um isolamento de 15 dias – então a quarentena é obrigatória aqui.
Antígua e Barbuda
As ilhas Antígua e Barbuda reabriram suas fronteiras desde 1º de junho, em um plano dividido em fases que inclui a reabertura do aeroporto internacional. O uso de máscara obrigatório em todos os locais públicos, bem como apresentar teste negativo para coronavírus, emitido até 48 horas antes da chegada. Quem não fizer isso terá de pagar um teste por lá ou concordar com a quarentena em hotel por 14 dias.
Bermudas
O território britânico das Bermudas reabriu para todos os viajantes internacionais. É obrigatório apresentar teste negativo para Covid-19 feito até 5 dias antes da partida. Os visitantes também precisarão preencher um formulário de autorização de viagem e pagar US$ 75 de taxa, sujeitos a checagem de temperatura no aeroporto e quarentena. Os visitantes serão testados durante o período que estiverem na ilha e serão solicitados a medir a temperatura e reportá-la online duas vezes por dia.
Estados Unidos
Desde o dia 8 de novembro, está liberada a entrada de brasileiros totalmente vacinados nos EUA. Comprovante de vacinação completa emitido por fonte oficial, com a última dose tomada pelo menos 14 dias antes da data da viagem. Resultado negativo de PCR para COVID-19 feito 72 horas antes da viagem. O teste é obrigatório para todos os passageiros a partir de 2 anos de idade. Para não vacinados que fazem parte das exceções de entrada e passageiros que se recuperaram recentemente do víru. Preenchimento de formulário com informações de saúde e dados para rastreamento de contato (em caso de exposição a variantes do COVID-19 ou outros patógenos).
França
A França está permitindo a entrada de brasileiros que já estejam totalmente vacinados contra Covid-19. É necessário mostrar a comprovação com um dos imunizantes reconhecidos pela Agência Europeia de Medicamentos – Pfizer, AstraZeneca, Jansssen e Moderna. É preciso esperar sete dias entre a segunda dose e a viagem ou vinte e oito dias após a dose única e apresentar declaração de que não possui sintomas nem teve contato com pessoas com Covid-19.
Inglaterra
Viajantes provenientes do Brasil, Chile, Argentina e outros 13 países serão impedidos de entrar no Reino Unido a partir de 15 de janeiro.
A regra não vale para cidadãos britânicos retornando para casa ou para estrangeiros com permissão de residência no Reino Unido. No entanto, todos os viajantes oriundos desses países deverão fazer uma quarentena obrigatória de dez dias.
Irlanda
A Irlanda não fechou as fronteiras, mas exige que todos os passageiros recém-chegados sejam encaminhados para quarentena domiciliar por 14 dias. A quarentena é obrigatória.
Maldivas
O turismo internacional nas Maldivas foi retomado em de 15 de julho.Muitos resorts já se adiantaram e estão se preparando para receber os turistas com 25% da capacidade, normas sanitárias rígidas e distanciamento social. É preciso apresentar um atestado médico provando o resultado negativo do teste PCR de Covid-19, realizado com menos de 96 horas da partida. Passageiros que transitam em outro país por mais de 24 horas devem repetir o teste. O certificado deve ter o nome do passageiro igual ao do passaporte, bem como o nome e endereço do laboratório de testes.
México
O México está reaberto para turistas estrangeiros e recebendo voos internacionais. As fronteiras estão abertas, sem exigir exames ou quarentena. O uso de máscaras em locais públicos é obrigatório. O Cuestionario de indentificacion de factores de riesgo en viajeros deve ser apresentado na chegada.
Portugal
É preciso apresentar o teste molecular RT-PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque ou o teste rápido de antígeno feito até 48 horas antes do embarque. A comprovação do teste pode ser solicitada três vezes: na hora do check-in e despacho de bagagem, no embarque do voo e na imigração portuguesa. Portanto, atente-se a data e horário de realização do teste para não ultrapassar o prazo estipulado e ser impedido de embarcar ou entrar no país.
Reino Unido
A entrada de brasileiros no Reino Unido ainda é tecnicamente permitida, embora seja necessário passar por uma quarentena obrigatória de 14 dias. Quem não cumprir a regra pode pagar multa de até £ 1 mil (aproximadamente R$ 6.500).
Turks and Caicos
O território britânico das ilhas Turcas e Caicos reabrirão para viagens internacionais no dia 22 de julho. Turistas estrangeiros serão autorizados a visitar suas mais de 40 ilhas. O conselho de turismo das ilhas informa que os serviços de voo serão retomados nos EUA, Canadá e Europa. Atualmente existe um toque de recolher noturno nas ilha. Desde o dia 5 de junho comércios e restaurantes foram reabertos. O uso de máscara é obrigatório em lugares públicos.
O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.
Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!
Clica aqui para conferir outros posts sobre viagens e comidas.