Home / Moda Sustentável  / Upcycling: o que é e como aderir a essa moda?

Upcycling: o que é e como aderir a essa moda?

O Upcycling propõe o reaproveitamento de objetos, com criatividade e respeito ao meio ambiente! Assim, tornou-se muito comum nesses momentos economicamente incertos atualmente, no qual o desmatamento ambiental e o aquecimento global são questões pertinentes,

O Upcycling propõe o reaproveitamento de objetos, com criatividade e respeito ao meio ambiente! Assim, tornou-se muito comum nesses momentos economicamente incertos atualmente, no qual o desmatamento ambiental e o aquecimento global são questões pertinentes, que necessitam de atitudes em prol de um desenvolvimento sustentável.


Dessa maneira, surge o Upcycling com técnicas sustentáveis, com uma pegada ambientalmente correta que promove. Ele consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original.


Esse conceito vem se propagando e conquistando diferentes modelos de negócios, que procuram cada vez mais otimizar o ciclo de vida de seus produtos e adotar hábitos mais sustentáveis de produção, visto que é necessário reduzir a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões e aterros sanitários. Além disso, diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado; menos árvores derrubadas, no caso da madeira; e, no caso do metal, menos mineração.


A prática do Upcycling é um dos grandes exemplos da economia circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos. Assim, ele aparece em diversos âmbitos, tais como:


> Na moda

Na indústria da moda, o processo produtivo é complexo e necessita de grandes quantidades de energia, água, produtos químicos poluentes e exploração de outros recursos. Assim, surge como uma solução que estimula os clientes a não comprar nada além do necessário e usar a mesma peça por vários anos.


> Na criação de móveis e decoração

O processo de upcycling pode garantir a continuidade do ciclo de vida de móveis velhos ou quebrados de diferentes formas. No upcycling, tudo é reaproveitável: basta ser criativo.


> No meio industrial

Existem organizações de manufatura que reutilizam os resíduos em produtos que entram novamente nos ciclos de consumo, utilizando-os para criar bolsas, guarda-chuvas, cadernos, entre outros produtos verdes.


Que tal adotar o Upcycling para a sua vida? Faça isso como forma de gratidão ao planeta em que vivemos.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta