Home / Como Reciclar  / Sustentabilidade: como fazer adubo caseiro com restos de alimentos

Sustentabilidade: como fazer adubo caseiro com restos de alimentos

Você sabia que é possível usar cascas, talos e partes não tão boas de frutas e verduras para fazer um adubo caseiro super rico para suas plantinhas? Isso tudo mesmo se você não tiver quintal

Você sabia que é possível usar cascas, talos e partes não tão boas de frutas e verduras para fazer um adubo caseiro super rico para suas plantinhas? Isso tudo mesmo se você não tiver quintal e nem espaço para uma composteira grande!


Você já toma todos os cuidados possíveis para evitar o desperdício de alimentos, então por que não adotar a compostagem para aproveitar cada molécula de nutrientes que frutas e verduras têm a oferecer e evitar que restos de alimentos vão parar em aterros?


A compostagem se vale do processo natural de decomposição de matéria orgânica por microorganismos, como fungos e bactérias, responsáveis pela degradação dos restinhos de alimentos que você colocará na sua mini composteira.


Para fazer o seu adubo caseiro, basta pegar dois potinhos de sorvete e fazer alguns furos no fundo de um deles. Aí você coloca um pouquinho de terra, os restos de alimentos triturados (que podem ser triturados no liquidificador ou processador, mas é necessário escorrer o máximo de líquido que puder antes de colocar na composteira) e cobre com mais um pouquinho de terra.


O segundo pote vai embaixo, pois ele vai recolher o chorume produzido pela sua mini composteira, que pode ser usado como fertilizante para as suas plantinhas. A terra vira húmus, um adubo orgânico, riquíssimo e totalmente sem cheiro.


Você pode colocar na sua composteira os restos de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros), cascas de ovo, saquinhos de chá, gravetos e até guardanapos usados. O processo todo é muito simples e higiênico.


Compostar restos de alimentos que iriam parar em aterros é uma ótima forma de diminuir sua pegada ambiental e, de quebra, fazer um agradinho para suas plantinhas.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta