Home / Como Reciclar  / Como reciclar esponjas?

Como reciclar esponjas?

Já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos em um dia? E para onde vai todo esse descarte? Em média, cada ser-humano produz 1,2kg de lixo por dia. Se multiplicarmos essa quantidade pelas 7

Já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos em um dia? E para onde vai todo esse descarte?

Em média, cada ser-humano produz 1,2kg de lixo por dia. Se multiplicarmos essa quantidade pelas 7 bilhões de pessoas que existem no mundo, nos damos conta da importância que a reciclagem tem para a sustentabilidade. Por isso, nessa semana, trazemos uma reflexão importante sobre o descarte correto de ESPONJAS e como diminuir o impacto na natureza com apenas uma pequena ação. 

Sabe aquela esponja velha de louça? Não sabe onde jogar fora? Como podemos substituir ela por algo mais eco friendly? 

A esponja de lavar louça, usada para manter a limpeza, por ironia, é um dos itens mais sujos da cozinha. Além disso, justamente por ser um “porta-bactérias”, ela tem uma vida útil reduzida. O ideal é que você use a mesma esponja por 7 dias.

Sabendo disso, é importante descartá-la corretamente, e,  por isso, o lugar ideal é no lixo seco. Mesmo assim, a esponja de lavar louça é feita por uma mistura de plásticos, dentre eles o plástico poliuretano, o que faz com que sua reciclagem seja muito difícil e pouco viável economicamente.

Como substituí-la por uma versão mais sustentável?

A alternativa é a bucha vegetal! Não risca louças, não agride sua mão, fortalece pequenos agricultores e vai direto para o lixo orgânico. Por ser um fruto seco da trepadeira Luffa Cylindrica, ela é mais higiênica, pois detêm o crescimento de bactérias e também não gera resíduo, sendo compostável. O tempo médio de uso é de 2 meses e, caso deseja higienizá-la, é só colocar a bucha vegetal em uma panela e ferver por 5 minutos.

contato@orni.com.br

Visão geral da revisão
12 COMMENTS

Poste um comentário