Reaproveitamento de alimentos nas festas de final de ano
Festas de final de ano são sinônimo de comida boa e de muita comilança, não é? Porém, elas não precisam ser também de desperdício. Elas podem ser recheadas de sustentabilidade e cobertas de amor ao


Festas de final de ano são sinônimo de comida boa e de muita comilança, não é? Porém, elas não precisam ser também de desperdício. Elas podem ser recheadas de sustentabilidade e cobertas de amor ao próximo, com o reaproveitamento de alimentos.
Calcular a quantidade de comida para uma ceia é matemática avançada, por isso a maioria das pessoas prefere pecar pelo excesso do que pela falta e está tudo bem. O importante é que todos esses pratos maravilhosos não acabem no lixo.


Já pensou em reaproveitar o que sobrar da ceia de Natal e do ano novo?
Você já escolheu presentes sustentáveis, já não usou utensílios descartáveis e agora está na hora de levar a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente para a mesa, focando no reaproveitamento de alimentos.
Se sobrou arroz, dá para fazer bolinhos para o almoço do dia seguinte. Inclusive, tem gente que faz até pizza com a massa de arroz do dia anterior!
No caso de carnes, também é possível fazer uma salada incrementada ou um sanduíche digno dos melhores restaurantes.
Sem contar que a maior parte desses alimentos podem ser congelados. A dica é colocar uma etiqueta com a data em que o prato foi colocado no freezer e não esquecer deles por lá. Arroz, lentilha, legumes, massas cozidas, molhos e carnes podem ficar congelados por até três meses.
Já imaginou recriar uma parte da ceia em fevereiro?
Por que não fazer um TBT do Natal ou do Réveillon?
Outra ideia é espalhar um pouco do espírito natalino e preparar marmitas para doar para pessoas em situação de rua.
Ah! E não esqueça que as decorações dos pratos como frutas em calda, nozes, fios de ovos, também podem e devem ser reaproveitadas.
As ceias de final de ano são tão boas que merecem render!
Seja em repetecos, pratos novos e criativos com o que sobrou, ou seja um tempo depois quando descongeladas.
Comida boa nunca deve ir fora!
O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.
Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!
Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.