Home / Sustentabilidade  / Reaproveitamento de alimentos nas festas de final de ano

Reaproveitamento de alimentos nas festas de final de ano

Festas de final de ano são sinônimo de comida boa e de muita comilança, não é? Porém, elas não precisam ser também de desperdício. Elas podem ser recheadas de sustentabilidade e cobertas de amor ao

Festas de final de ano são sinônimo de comida boa e de muita comilança, não é? Porém, elas não precisam ser também de desperdício. Elas podem ser recheadas de sustentabilidade e cobertas de amor ao próximo, com o reaproveitamento de alimentos.


Calcular a quantidade de comida para uma ceia é matemática avançada, por isso a maioria das pessoas prefere pecar pelo excesso do que pela falta e está tudo bem. O importante é que todos esses pratos maravilhosos não acabem no lixo.


Já pensou em reaproveitar o que sobrar da ceia de Natal e do ano novo?


Você já escolheu presentes sustentáveis, já não usou utensílios descartáveis e agora está na hora de levar a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente para a mesa, focando no reaproveitamento de alimentos.


Se sobrou arroz, dá para fazer bolinhos para o almoço do dia seguinte. Inclusive, tem gente que faz até pizza com a massa de arroz do dia anterior!


No caso de carnes, também é possível fazer uma salada incrementada ou um sanduíche digno dos melhores restaurantes.


Sem contar que a maior parte desses alimentos podem ser congelados. A dica é colocar uma etiqueta com a data em que o prato foi colocado no freezer e não esquecer deles por lá. Arroz, lentilha, legumes, massas cozidas, molhos e carnes podem ficar congelados por até três meses.


Já imaginou recriar uma parte da ceia em fevereiro? 


Por que não fazer um TBT do Natal ou do Réveillon?


Outra ideia é espalhar um pouco do espírito natalino e preparar marmitas para doar para pessoas em situação de rua.


Ah! E não esqueça que as decorações dos pratos como frutas em calda, nozes, fios de ovos, também podem e devem ser reaproveitadas.


As ceias de final de ano são tão boas que merecem render! 


Seja em repetecos, pratos novos e criativos com o que sobrou, ou seja um tempo depois quando descongeladas. 


Comida boa nunca deve ir fora!




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta