Home / Produtos Sustentáveis  / O impacto ambiental dos produtos de limpeza

O impacto ambiental dos produtos de limpeza

O uso de produtos de limpeza como germicidas e bactericidas aumentou com a chegada da pandemia, visto que proporciona o sentimento de segurança e proteção contra o vírus. Assim, a maior usabilidade desses produtos trouxe

O uso de produtos de limpeza como germicidas e bactericidas aumentou com a chegada da pandemia, visto que proporciona o sentimento de segurança e proteção contra o vírus. Assim, a maior usabilidade desses produtos trouxe questões importantes, devido ao descarte ou uso incorreto dos mesmos, que precisam ser refletidas. 


Mas mesmo antes da pandemia, esses produtos já representavam um grande risco ambiental, pois, ao pensar em seu uso e descarte, não são sustentáveis. Além disso, a maneira como limpamos o restante desse produto, que vai ao encontro de esgotos, acaba prejudicando a fauna e a flora de rios e mares.


Dessa maneira, para reduzir esse impacto ambiental, é possível optar por produtos considerados amigáveis ao meio ambiente, os quais contêm selos e certificações que atestam a segurança do uso e sua sustentabilidade. Ademais, por mais que os preços ainda representem um grande impasse para essa compra, se aumentarmos a demanda por produtos biodegradáveis, mais os fabricantes vão se interessar em produzir, podendo haver diminuição dos preços.


Ademais, é preciso saber utilizar os desinfetantes de maneira correta, com a necessidade de leitura do rótulo para compreender a utilização. No caso do desinfetante de uso geral, para desinfectar uma superfície ou ambiente, esse tipo de produto deve ser utilizado puro. Quando diluído em água, serve para limpeza geral, mas não tem a propriedade desinfetante.


E para o descarte dessas embalagens, verifique no rótulo as orientações para o descarte correto, uma vez que esses materiais podem ser reciclados. No caso de vencimento da validade do produto, é preciso entrar em contato com o fabricante e verificar quais os procedimentos para logística reversa, pois não devem ser descartados na rede de esgotos, devido aos riscos de contaminação da água.


Que tal repensarmos nossa maneira de limpar e optar por produtos amigos do meio ambiente, tomando os devidos cuidados no descarte e manuseio?




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta