Home / CULTURA  / Novos hábitos para um 2021 sustentável

Novos hábitos para um 2021 sustentável

2021 está chegando e, como todo início de novo ciclo, é hora de refletir, reavaliar prioridades e traçar metas, planos e objetivos e, com isso, criar novos hábitos. Chame como quiser, o início de um

2021 está chegando e, como todo início de novo ciclo, é hora de refletir, reavaliar prioridades e traçar metas, planos e objetivos e, com isso, criar novos hábitos. Chame como quiser, o início de um novo ano é perfeito para rever prioridades e pensar no que queremos para a nossa vida e quais são os nossos sonhos, sem esquecer jamais de que todos nós dividimos um planeta e de que seus recursos são limitados.


Vamos aproveitar o início de um novo ciclo para adicionar sustentabilidade aos nossos hábitos?


Pensar no meio ambiente, de forma sustentável, deveria ser prioridade de todo mundo, pois todos nós moramos juntos nesse mundo e as nossas ações têm consequências para todos. É hora de pensar no futuro que queremos e começar a agir agora! Não deixe mais para depois, comece hoje a adotar uma rotina mais sustentável.


São escolhas inteligentes e mudanças simples que determinam o futuro do planeta Terra como, por exemplo, abolir sacolas plásticas do seu dia a dia. Ecobags são boas alternativas para as sacolinhas do supermercado, farmácia e de qualquer outra loja. Até os saquinhos para recolher os dejetos do seu bichinho de estimação podem ser substituídos por jornal. 


Você pode também fazer o seu rancho levando ou pedindo no mercado caixas de papelão, que normalmente iriam para o lixo, para acondicionar suas compras. Ainda no supermercado, leve saquinhos de pano para comprar suas frutas, legumes e verduras. Existem opções feitas em rede nas quais dá para ver o que tem dentro.


Copos e canudos de plástico podem ser recusados em restaurantes e bares e trocados por opções reutilizáveis como copos térmicos, copos de silicone retráteis e canudos de vidro ou de metal. Guardanapos de papel podem ser substituídos por guardanapos de pano e talheres descartáveis por talheres menores que podem ser levados na bolsa sem maiores problemas. Existem kits com esse tipo de utensílios e até garfos e colheres “dois em um” usados há muito tempo por quem acampa.


Na sua rotina de higiene pessoal e de beleza, podem ser adicionados produtos em barra, que dispensam camadas e mais camadas de embalagem. Além disso, é interessante escolher produtos cruelty free, que não são testados em animais, e orgânicos. A sua próxima escova de dente pode ser de bambu, o que você acha?


Sem contar que, ao fazer essas escolhas, você também estará apoiando os negócios locais, pois normalmente são empresas pequenas e responsáveis com descarte e reaproveitamento. Comprar de longe significa também muita caixa de papelão e plástico bolha que podemos evitar.


Por fim, leve sempre consigo sua garrafinha de água, seja de vidro ou de inox, evitando, dessa forma, mais embalagens plásticas desnecessárias.


Parece muito trabalho, mas não é. É tudo questão de pequenas adaptações e escolhas no dia a dia que, a longo prazo, colaboram com o futuro do planeta e até economizam dinheiro.


Que 2021 venha trazendo consigo muita conscientização e sustentabilidade!




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre cultura.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta