Home / Moda Sustentável  / Moda e sustentabilidade: 10 marcas de sapatos sustentáveis brasileiras

Moda e sustentabilidade: 10 marcas de sapatos sustentáveis brasileiras

Cada vez mais ouvimos falar da junção de moda e sustentabilidade. Para muitas pessoas, é novidade saber que essa indústria é uma das maiores contribuintes no impacto ambiental. Porém, felizmente, isso está mudando.  De acordo com

Cada vez mais ouvimos falar da junção de moda e sustentabilidade. Para muitas pessoas, é novidade saber que essa indústria é uma das maiores contribuintes no impacto ambiental. Porém, felizmente, isso está mudando. 

De acordo com o relatório “A new textiles economy: Redesigning fashion’s future”, a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é queimado ou descartado em aterros sanitários. Por ano, 500 bilhões de dólares são jogados fora com roupas que foram pouquíssimas usadas e que quase nunca são recicladas.

A indústria de calçados também é uma grande poluente, principalmente quando nos referimos aos produtos de couro (tantos os de animais assassinados quanto pelos sintéticos) e aos calçados de tecido.

Como falamos anteriormente, essa realidade está mudando gradualmente e hoje já podemos falar que a moda pode ser sim sinônimo de sustentabilidade. 

Porém, não é só a indústria que afeta o nosso meio ambiente. Sabia que nós também contribuímos para isso? Com as compras em excesso, compras de lojas de departamentos que produzem além do necessário para vender mais barato, descarte das roupas e calçados indevidamente – que vão parar nos aterros sanitários mesmo que sua vida útil não tenha se esgotado, e muito mais.

Lembre: nós influenciamos o ciclo de vida do produto. Desde sua criação até o fim dele. 

E você sabe como pode mudar isso? Investindo em marcas sustentáveis!

Mas o que faz uma marca ser sustentável? São vários os critérios, sendo os principais deles: 

– Como a produção da peça é feita

– Quais matérias primas são utilizadas

– A embalagem 

– Qual é a relação dos funcionários no ciclo de vida do produto, que devem ser respeitados e trabalhando e recebendo de maneira digna e justa.

É claro que não poderíamos deixar de te apresentar marcas brasileiras sustentáveis, né? Hoje listamos 10 lojas de calçados MARAVILHOSOS e super sustentáveis. Confira aí: 

Alme

Essa marca preza pelo conforto, mas seguindo as tendências da moda. Possui uma linha exclusiva de sapatos criados com matérias primas de origem sustentável, feitas com lascas de bambu, linho e garrafas pets, além de ser isenta de metais pesados e 100% recicláveis.

Urban Flowers

Toda a linha de sapatos são veganos e sustentáveis. A Urban Flowers faz questão de valorizar o mercado nacional, investindo em artesãos locais que produzem as peças sob demanda. Ou seja, eles só iniciam a confecção após a compra do cliente ser confirmada.

Yellow Factory

Adora coturnos e sapatos pesados? Essa marca é para você! Todos os calçados produzidos são veganos, cruelty free, com produção artesanal e super resistentes.

Insecta Shoes

100% sustentáveis, sua linha de calçados possui todo o ciclo de vida do produto pensado e planejado, como para quando o cliente não quiser mais a peça da marca, ele pode enviá-lo de volta à Insecta Shoes para a reciclagem e ainda ganha 50% de desconto na sua próxima compra!

Vegalli

Criada por uma família de italianos que está no ramo dos calçados há mais de 50 anos, a Vegalli nasceu dentro do slow fashion e eco-friendly. Lindos, lindos, lindos!

Margaux

Essa marca possui sapatos customizáveis, confortáveis e veganos. Sua linha é produzida à mão, estilosos e super confortáveis. Nem precisamos dizer, né? Somos apaixonados!

Ahimsa

Essa marca possui uma linha completa para mulheres e homens. Todos veganos, a maioria dos tecidos são de fios de garrafa pet reciclada, solados com cortiça natural e o processo possui impacto mínimo no meio ambiente. 

Riva Sandálias

As sandálias são lindas e feitas à mão, além de serem veganas e produzidas sob demanda e possuem um impacto ambiental menor comparados às marcas comuns. 

O que você achou dessas marcas?

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta