Home / Lifestyle  / Medicina chinesa

Medicina chinesa

Você sabia que a dietética é um dos ramos da medicina tradicional chinesa? A Biomédica Acupunturista Caroline de Araujo Barroco fala sobre o assunto no texto que escreveu para o site. Desde as primeiras grandes obras

Você sabia que a dietética é um dos ramos da medicina tradicional chinesa? A Biomédica Acupunturista Caroline de Araujo Barroco fala sobre o assunto no texto que escreveu para o site.
Desde as primeiras grandes obras da medicina chinesa a dieta equilibrada é o primeiro passo para o gerenciamento da saúde. A escolha dos alimentos influencia o funcionamento dos órgãos internos, permitindo que muitas patologias sejam tratadas  com alimentos. Através do olhar da medicina tradicional chinesa, os alimentos são classificados de acordo com suas características.
Os principais aspectos observados são:
PROPRIEDADE: quente, morno, neutro, fresco, frio
SABOR: doce, picante, ácido, amargo, salgado
Os alimentos, assim como as patologias, são classificados de acordo com as teorias orientais, como por exemplo os “Cinco Elementos”. O profissional habilitado utiliza as propriedades os alimentos para reequilibrar o organismo que está sofrendo as ações da patologia em questão. 
Exemplo: PIMENTA

Este é um alimento de propriedade quente e sabor picante. Entre suas diversas funções, aquece o sistema digestivo, removendo umidade, combatendo o frio e fazendo suar. Está vinculado ao elemento fogo, relacionando-se intimamente com patologias relacionadas ao coração e ao intestino delgado. Pode ser indicado para aquecer os meridianos energéticos destes órgãos, combatendo patologias de frio.*
*Sempre consulte um profissional habilitado.
Lembre-se que alimentação terapêutica é um recurso que pode ser aplicado de forma preventiva também. Uma dieta balanceada e com vegetais da estação vigente trás a nutrição energética necessária para o seu corpo manter-se forte e saudável.  Quando o organismo está equilibrado, você tem a disposição necessária para cumprir sua rotina diária com qualidade!
Fonte: Alimentação Terapêutica Chinesa de Fernanda Mara dos Santos e Manual do Herói de Sonia Hirsch.
Texto escrito pela Biomédica Acupunturista Caroline de Araujo Barroco.

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.