Literatura gaúcha contemporânea
Você sabia que o Rio Grande do Sul é um grande expoente na literatura? Contamos com escritores incríveis, tanto na nossa história, quanto nos dias atuais. Esses 6 livros, publicados de 2013 pra cá, foram escritos
Você sabia que o Rio Grande do Sul é um grande expoente na literatura? Contamos com escritores incríveis, tanto na nossa história, quanto nos dias atuais.
Esses 6 livros, publicados de 2013 pra cá, foram escritos por autores gaúchos, mas são tão bons e universais que dialogam com todas as épocas e todos os lugares desse mundão.
Amora, da Natália Borges Polesso, um livro de contos que giram em torno de relacionamentos lésbicos, é premiadíssimo. Ganhou na categoria “Contos” tanto do Prêmio Jabuti, quanto do nosso Prêmio Açorianos.
Ruína y Leveza, da Julia Dantas, é sobre uma jovem publicitária em uma jornada sem objetivo nem rota definidos, que se permite descobrir novos caminhos e pessoas em cidadezinhas peruanas e bolivianas.
Os cadernos de solidão de Mario Lavale, do Arthur Telló, conta com um texto de Julia Dantas na orelha do livro que diz assim: “abrimos os cadernos de solidão de Mario Lavale como quem viola o cadeado de um diário alheio: cientes de que estamos invadindo um território íntimo que não nos pertence, mas que, ao mesmo tempo, se esforça por nos seduzir”.
O beijo na parede, do Jeferson Tenório, é sobre um menino forçado a sair da sua cidade natal na companhia de seu pai. Acompanhamos o seu estranhamento com a nossa Porto Alegre, seus abandonos e os diversos obstáculos (paredes) que surgem no caminho desse menino de apenas 11 anos.
Estrelas fritas com açúcar, da Letícia Wierzchowski, a mesma autora da Casa das Sete Mulheres, é um livro super recente, foi lançado no final de 2020 e conta, pela voz das Três Moiras, a história de Adelina e Duda, desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje.
O lado que não era visível para quem estava na estrada, do Luís Roberto Amábile, é um livro de contos nos quais as estratégias narrativas se alternam formando uma prosa eficiente e poderosa.
Com temáticas bem variadas, tem opções para todos os gostos!
O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.
Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!
Clica aqui para conferir outros posts sobre cultura.