Guia sem descartáveis
O grande passo para mudarmos essa realidade é a conscientização sobre nossos atos. Você já se perguntou quanto lixo produz anualmente? De acordo com dados da décima edição do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no
O grande passo para mudarmos essa realidade é a conscientização sobre nossos atos. Você já se perguntou quanto lixo produz anualmente? De acordo com dados da décima edição do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, anualmente o brasileiro produz cerca de 383 kg de lixo por ano! Bastante coisa, né!? Veja abaixo um guia que pode contribuir para a redução desse índice:
Primeiro, mensure durante uma semana a sua produção de resíduo. Depois dentro do seu comportamento de consumo verifique o que pode ser trocado ou evitado. Por exemplo: sacola plástica por ecobag e escova de dente de plástico pela de bambu.
Comece fazendo as trocas, o processo é lento, faça tudo no seu tempo. Depois comece retirando alguns produtos que não têm reciclabilidade da sua lista de compras: embalagens de salgadinhos, chocolate, algumas embalagens de plástico de iogurte e sucos… Veja que assim você estará reduzindo o seu consumo, economizando e contribuindo para uma sociedade mais sustentável!
Dicas extras:
– Consuma apenas o necessário;
– Opte por produtos orgânicos comprados em feiras locais (leve sua ecobag); – Elimine o plástico descartável da sua vida;
– Encaminhe seus resíduos corretamente;
– Aproveite o que dá pra reutilizar;
– Ao invés de comprar, troque, reinvente;
– Use produtos ecológicos;
– Cosméticos naturais e em barra não produzem microplásticos
– Doe o que não utiliza mais.
– Esses hábitos são fundamentais para alterarmos nosso estilo de vida consumista. Assim você contribuirá para a redução do plástico no meio ambiente, promoverá a reutilização e ampliará a atuação do mercado ecológico.
Por mais simples que pareçam, essas atitudes quando praticadas por um grande número de pessoas têm um impacto gigantesco no ecossistema.
O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.
Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar! Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.