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Greenwashing, um desafio à sustentabilidade

Greenwashing, traduzido do inglês como "lavagem verde", é o nome que se dá quando empresas se escondem atrás da bandeira da sustentabilidade, rotulando seus produtos como "verdes" quando não o são de fato. Rotular um produto

Greenwashing, traduzido do inglês como “lavagem verde”, é o nome que se dá quando empresas se escondem atrás da bandeira da sustentabilidade, rotulando seus produtos como “verdes” quando não o são de fato.


Rotular um produto como “ecofriendly”, por exemplo, para surfar a onda da sustentabilidade, sem tomar medidas que realmente façam alguma diferença para a recuperação do meio ambiente ou até sendo uma empresa que mais polui do que retribui ao planeta com qualquer ação em prol da sustentabilidade, é, no mínimo, um desserviço. 


Além de estarem enganando pessoas que querem ajudar o planeta de verdade, escolhendo seus produtos com responsabilidade ecológica, o greenwashing pode esconder um processo de fabricação extremamente poluente. 


A promoção de discursos, anúncios, ações, documentos, certificados, propagandas e campanhas publicitárias de produtos normais como ecologicamente corretos, como se passassem uma demão de tinta verde em um produto danoso ao meio ambiente, é propaganda enganosa e devemos ficar atentos!


Essa estratégia pode ser usada por empresas e indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos, nada nem ninguém está livre de cair no conto do “eco-friendly”.


Para se proteger contra essas falsas promessas de sustentabilidade é bom conhecer alguns dos certificados “reais, oficiais” em relação à proteção do meio ambiente.


Aqui no Brasil, certificações como a FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL, Ecocert e ISO 14021, são algumas nas quais se pode confiar.


Então, a partir de agora, quando ver qualquer rótulo com certificados diferentes desses, ou alguma propaganda sem muito fundamento, desconfie e vá atrás de pesquisar se essa empresa é realmente preocupada, como você, com a saúde do nosso planeta. 


Ah! e não esqueça de compartilhar essa informação com quantas pessoas puder. Precisamos impedir que essas empresas e organizações que vendem algo que não são continuem propagando mentiras e prejudicando o nosso meio ambiente.







@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

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