Home / Lifestyle  / Festa junina saudável

Festa junina saudável

Em tempos de Copa, festas junina e julina, a comilança é uma rotina, para muitos! No entanto, para quem está de dieta ou buscando a reeducação alimentar, essas comidinhas deliciosas e características podem se tornar

Em tempos de Copa, festas junina e julina, a comilança é uma rotina, para muitos! No entanto, para quem está de dieta ou buscando a reeducação alimentar, essas comidinhas deliciosas e características podem se tornar um problema!
Mas calma! Se você deseja manter a sua alimentação mais saudável, sem abrir mão das gostosuras, temos opções mais benéficas e podemos fazer escolhas alimentares melhores!
E quem vai nos dar sugestões do que optar e do que evitar, além de duas receitinhas top, é a nutri Elen Saraiva!

 
PREFIRA:
Milho Verde Cozido: ele é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A e C e como é rico em manganês tem ação antioxidante! Por conter muita fibra aumenta a saciedade e ajuda a controlar a vontade de comer doces!

Pipoca Salgada: ela possui uma carga glicêmica baixa, poucas calorias, auxilia no funcionamento do intestino por ser rica em fibras. Com uma grande quantidade de ácido fólico, ferro, magnésio, zinco, selênio entre outros minerais ela é um alimento funcional e antioxidante! Mas nada de consumir as industrializadas ou com manteiga, prefira sempre a natural.
Pinhão: pode ser cozido, assado, com farofas ou do jeito que sua criatividade permitir. Ele é rico em Ômega 6 e 9 sendo assim ajuda a controlar os níveis de colesterol, além de minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio.  Apesar de todos nutrientes que ele possui o pinhão é muito calórico, então cuidado com a quantidade a ser consumida!

Batata Doce: Assada, cozida ou em chips, a batata doce é riquíssima em vitaminas A, B, C e E, além de minerais como potássio, fósforo, magnésio. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, tem baixo índice glicêmico, evitando picos de glicose no sangue.  Como todo alimento seu consumo deve ser moderado.
Amendoim: Essa oleaginosa é fonte de gorduras monoinsaturadas, uma gordura que é benéfica para nossa saúde ajudando na prevenção de problemas do coração. Previne o envelhecimento precoce por ser um alimento antioxidante. Mesmo com todos esses benefícios ele é um alimento altamente calórico, consuma com moderação!

EVITE:
Doces: Por exemplo: pé de moleque, maçã do amor, paçoca, cocada, amendoim doce, doce de abóbora, entre outros. Esses doces típicos dessa época do ano são extremamente calóricos, ricos em açúcar, gorduras, corantes que são prejudiciais á nossa saúde.
Cachorro Quente: a salsicha possui diversos corantes e conservantes, além de muita gordura e sódio. O nitrito de sódio encontrado na preparação da salsicha é uma substância cancerígena, além da grande quantidade de sódio que causa retenção de líquidos e problemas cardíacos. Além da salsicha, o cachorro quente costuma ter uma grande quantidade de molhos e outros adicionais como maionese, mostarda e batata palha que são altamente calóricos, gordurosos e ricos em sódio.
Frituras: Pode ser aquele pastel, uma fogazza, ou qualquer outro alimento frito acabam se tornando prejudicial á nossa saúde, pois quando o óleo atinge altas temperaturas se torna uma gordura ruim. Quando reutilizado (como acontece frequentemente em festas) ele se torna gordura trans, que esta diretamente relacionada ás doenças cardiovasculares. Os alimentos fritos causam processos inflamatórias, ou seja, podem trazer acúmulo de gordura abdominal e localizada, além do aumento da pressão arterial.
Vinho Quente e Quentão: Os dois são deliciosos, mas o consumo deve ser bem moderado, pois a quantidade de açúcar e bebida alcoólica que possuem é muito grande. Bebidas alcoólicas acarretam irritação na mucosa gastrointestinal , além de sobrecarregar o fígado e o pâncreas.
 
Para ajudar na vontade de tomar um quentão ou vinho quente abaixo temos duas receitas mais saudáveis para vocês!

VINHO QUENTE SAUDÁVEL


Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de chá de hibisco (bem forte)
  • 2 xícaras (chá) de suco de uva concentrado sem açúcar
  • 3 canelas em pau
  • 6 unidades de cravo
  • 2 colheres (sopa) de adoçante culinária natural (xilitol, maltitol, sorbitol)
  • Casca de 1/2 de limão
  • Casca de 1/2 de laranja

Modo de preparo:
Em uma panela média, coloque o chá e o suco. Leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos. Acrescente a canela e deixe ferver por mais 1 minuto. Em seguida, adicione o cravo e as cascas e ferva por mais 1 minuto. Desligue o fogo e só então coloque o adoçante. Sirva em seguida com pedaços de maçã.
 

QUENTÃO SAUDÁVEL


Ingredientes:

  • 03 xícaras de chá de água filtrada
  • 08 unidades de cravo
  • 03 canelas em pau
  • 03 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 01 colher de chá de essência de rum
  • 01 colher de sopa de chá verde

Modo de preparo:
Coloque a água, o cravo e a canela para ferver. Depois que levantar fervura, deixe por mais 5 minutos para que os sabores se soltem completamente. Desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes. Misture tudo e tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Pronto agora é só degustar!
 
*Nutricionista Elen Saraiva – CRN3-31275

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

dois × três =