Home / Sustentabilidade  / Economia Circular

Economia Circular

Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num

Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.


Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.

Compre menos, escolha bem, faça durar


O sistema de Economia Circular agregou diversos conceitos criados no último século, como: design regenerativo, economia de performance, cradle to cradle – do berço ao berço, ecologia industrial, biomimética, blue economy e biologia sintética para desenvolver um modelo estrutural para a regeneração da sociedade.


Inspirando-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais, que gerem os recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem, a Economia Circular promove um modelo económico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados. 


Caracteriza-se como um processo dinâmico que exige compatibilidade técnica e económica (capacidades e atividades produtivas) mas que também requer igualmente enquadramento social e institucional (incentivos e valores).


Este modelo é entendido como fornecendo benefícios de curto prazo e oportunidades estratégicas de longo prazo face a desafios como:


* Volatilidade no preço das matérias-primas e limitação dos riscos de fornecimento

* Novas relações com o cliente, programas de retoma, novos modelos de negócio

* Melhorar a competitividade da economia – “first mover advantages”

*Contribuir para a conservação do capital natural, redução da emissões e resíduos e combate às alterações climáticas


🌱 Você já adota os princípios da Economia Circular na sua empresa?






@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Mestre e Bacharel em Administração de Empresas com linha de formação em Marketing. Trabalha com Criação de Conteúdo, Marketing Verde (B2B e B2C) e Social Media. Idealizadora da Descarta Fácil, uma startup de impacto social com foco na educação de resíduos sólidos. Embaixadora e Consultora do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ), Voluntária do ILZ e da Sociedade Vegetariana Brasileira. Ativista ambiental e animal. | @thaysdn

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta