Home / Como Reciclar  / Descarte de vidro com sustentabilidade

Descarte de vidro com sustentabilidade

O vidro é um material 100% reciclável e pode ser reutilizado diversas vezes, mas ainda é muito pouco reaproveitado. Na maior parte dos casos, garrafas e potes de vidro acabam em lixões. Vidros de conserva, por

O vidro é um material 100% reciclável e pode ser reutilizado diversas vezes, mas ainda é muito pouco reaproveitado. Na maior parte dos casos, garrafas e potes de vidro acabam em lixões.


Vidros de conserva, por exemplo, podem ser reutilizados em casa mesmo, servindo de recipiente para outros alimentos e até para organizar pequenos objetos.


Garrafas de vinho e de bebidas podem servir inclusive de decoração, ornamentadas de velas.


Dito isso, para os vidros que realmente não têm mais utilidade e para aqueles quebrados é de extrema importância descartá-los corretamente. 


Como fazer isso de maneira sustentável?

Armazene os vidros em caixas de papelão com etiquetas dizendo que o conteúdo é frágil. Se o vidro estiver quebrado, enrole-o bem em jornal ou até dentro de embalagens de leite vazias cortadas ao meio e não esqueça de sinalizar que dentro existe vidro quebrado.


É de extrema importância que a sacola ou caixa na qual o vidro quebrado foi acondicionado seja sinalizada para que quem a manusear não se machuque.


Existem centros de reciclagem, cooperativas e latas de lixo específicas em grandes supermercados que recebem esse tipo de material de descarte e o encaminham para o processo de   reciclagem corretamente.


Vidros, quando mal descartados, podem ficar anos e anos na natureza, já que seu tempo de decomposição é impossível determinar. Por vezes, eles podem ir até juntando água, que quando parada e suja é o ambiente perfeito para mosquitos como os da dengue se proliferarem.


Faça a sua parte! 


Contribua para a sustentabilidade do planeta, separe o seu lixo.


Somos todos vizinhos, precisamos colaborar para que a comunidade do planeta Terra se torne mais sustentável.


Vamos transformar lixões a céu aberto em cenas do passado e lixo em locais indevidos em história.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta