Home / Como Reciclar  / Como reciclar lâmpadas?

Como reciclar lâmpadas?

Fazer o descarte de lâmpadas de maneira correta é uma obrigação de todos. Isso porque descartar lâmpadas usadas incorretamente pode ser muito nocivo para a saúde humana e do meio ambiente. A lâmpada fluorescente, por

Fazer o descarte de lâmpadas de maneira correta é uma obrigação de todos. Isso porque descartar lâmpadas usadas incorretamente pode ser muito nocivo para a saúde humana e do meio ambiente. A lâmpada fluorescente, por exemplo, tem no interior dela um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido a ele, o descarte das lâmpadas se torna muito complicado.


Onde eu posso descartar?

As lâmpadas incandescentes não são recicláveis, elas vão para o aterro sanitário, mas as lâmpadas LED têm seus materiais até 98% recicláveis.


A lâmpada é considerada um lixo tóxico, por conta disso seu descarte correto é em locais específicos, nos quais ela será descontaminada e encaminhada para a reciclagem. Mais abaixo do texto deixaremos links de onde você pode procurar um lugar para fazer o seu descarte.


O que eu faço? 

Se a lâmpada estiver quebrada é muito importante isolar o material antes de descartar! Os pontos de descarte podem ser encontrados em locais como farmácias e supermercados, por exemplo.


Comece a priorizar mais lâmpadas LEDs, além de elas serem bem mais econômicas, uma lâmpada incandescente converte apenas 5% da energia que utiliza em luz, enquanto a de LED tem aproveitamento de 40%.


Link para você achar pontos de coleta: 

https://www.ecycle.com.br/index.php?option=com_ola&geocode=(-30.0277041,%20-51.2287346)&cep=Porto%20Alegre&item=5&itemcategoria=26




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade e como reciclar diversos produtos.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

dois × 1 =