Home / Como Reciclar  / Como descartar remédios?

Como descartar remédios?

Você sabia? O remédio e sua embalagem constituem um dos itens mais problemáticos no que diz respeito ao descarte. As cartelinhas são compostas por uma mistura de plástico e metal, o que torna o processo mais

Você sabia?

O remédio e sua embalagem constituem um dos itens mais problemáticos no que diz respeito ao descarte. As cartelinhas são compostas por uma mistura de plástico e metal, o que torna o processo mais complexo por conta da dificuldade de separação dos materiais. Quando vencidos, se jogados os comprimidos no lixo comum, correm o risco de ir parar nas mãos dos catadores, que podem consumir ou vender.


Jogar comprimidos ou remédio líquido no vaso sanitário também é uma péssima ideia, pois eles vão parar nas estações de tratamento e o processo de descontaminação da água não consegue eliminar completamente os resíduos químicos.


Mas como fazer o descarte de remédio?


Onde descarto?

Quando descartados separadamente, no lixo de reciclagem comum, a caixa e a bula do remédio podem ser reciclados. O processo é feito no hidropulper, um grande liquidificador que separa o papel dos demais materiais contidos na embalagem (plástico e alumínio).


Depois passa por processos de filtragem e desidratação até se obter um novo material, usado para fazer diversos produtos como caixas de papelão, tubos de papel cartão e até telhas. Todo material que esteve em contato com o medicamento e também os remédios vencidos devem ser descartados em pontos de coleta específicos (em farmácias), de onde serão encaminhados para a incineração, um processo de tratamento térmico a uma temperatura que varia de 800 a 1200ºC. As cinzas geradas são encaminhadas a aterros especiais.



@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confira outros posts, você vai amar!

Clique aqui para ler mais textos sobre sustentabilidade!

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

treze + doze =