Home / Pelo Mundo  / Como a festa junina é comemorada em cada lugar do Brasil

Como a festa junina é comemorada em cada lugar do Brasil

Junho é o mês oficial da festa junina, uma das comemorações que mais amamos aqui no Brasil! E a presença dessa festividade é muito marcante em todas as regiões do país, mesmo que os maiores

Junho é o mês oficial da festa junina, uma das comemorações que mais amamos aqui no Brasil! E a presença dessa festividade é muito marcante em todas as regiões do país, mesmo que os maiores festejos ocorram na região Nordeste. 


É uma mistura de gastronomia, dança, religião e representação cultural muito intensa e que varia bastante entre as diferentes divisões do nosso território. Por isso, trouxemos as principais diferenças dessa comemoração por região brasileira, confira!


🎉 Festa junina na Região Norte

Nos eventos dessa região, é comum que haja encenação de lendas locais, como a do boto que seduz mulheres à beira do rio. Nas suas casas, a população faz fogueiras no quintal para reunir a família e amigos ao redor e bater papo até que o fogo se apague!


Além disso, os pratos típicos da região se somam aos quitutes típicos da festa junina nas regiões do Brasil. Então, a comemoração por lá não tem só milho verde, pé de moleque, cocada e bolo de milho, como também bolo de macaxeira, cuscuz, mungunzá, tacacá e doces feitos a partir de frutas amazônicas.


Ademais, é presente nessa festa diversas músicas e ritmos locais, como o boi bumbá ou bumba-meu-boi, que é uma mistura entre apresentação musical e teatro, que põe o povo para dançar com a presença de personagens.


🎉 Festa junina na Região Nordeste

É o berço da festa junina nas regiões do Brasil,e recebe o período junino com fogueiras nas praças e ruas inteiras decoradas de bandeirinhas!


A festa junina nas regiões do Brasil não é a mesma sem os pratos típicos do Nordeste. Por lá, você encontra no menu a canjica, o arroz-doce, a pamonha, o bolo de milho, o pé de moleque, entre vários outros pratos deliciosos.


Além disso, a música presente nessa festa é o forró, que toca sem parar por dias, em festas que ocupam todo o mês de junho, marcadas por apresentações de quadrilhas com coreografia organizada para dar espaço a dezenas de dançarinos. 


🎉 Festa junina na região Centro-Oeste

Lá, o festejo é diferente das demais nas regiões do Brasil. São realizadas apresentações de cantores de cururu, um ritmo típico da região, que usa instrumentos como caracaxás, cocho, tamborins e marimbas.


Em termos de música, o sertanejo, os desafios de rima de violeiros e a polca (dança típica alemã) entram em cena para disputar as atenções com o tradicional forró.


Quando o assunto é gastronomia, as comidas de festa junina tradicionais até aparecem, mas vários pratos locais também ocupam destaque, como a sopa paraguaia, a farofa de banana, a Maria Isabel, o caldo de feijão, o revirado cuiabano, a paçoca de pilão, o escaldado cuiabano e o pixé.


🎉 Festa junina na Região Sudeste

Nessa região, existem diversas brincadeiras no festejo, como o correio do amor (onde é possível mandar mensagens anônimas ou não para um pretendente), a pescaria, as rifas, o jogo de tentar acertar argolas em pinos espalhados pelo chão, entre várias outras.


As grandes estrelas do show são o forró, as danças de quadrilha e as músicas típicas de festas juninas no Brasil, como “Olha pro céu”, “Festa do interior”, “O sanfoneiro só tocava isso”, “Pagode russo” e “Pula fogueira”.


Além disso, como comida dessa região é possível encontrar milho cozido, pamonha, quentão, cocada, pé de moleque, maçã do amor, entre outras delícias. Mas também aparecem os pratos locais, como o crepe no palito, o salsichão, o churrasquinho, o queijo coalho, o pastel de feira, o cachorro-quente e o espetinho de morangos cobertos com chocolate.


🎉 Festa junina na Região Sul

A festa junina na Região Sul é uma das mais diferentes do país e tem quase uma cultura particular. Nessa região, os ritmos mais comuns são o vanerão, o chamamé e o xote gaúcho. Dois desses estilos têm influência da colonização alemã na região.


Muito da festa junina nas regiões do Brasil se repete no cardápio no Sul, como a pipoca, o amendoim e a canjica. Porém, vários pratos da cultura regional também foram incorporados, como é o caso do churrasco, dos diversos preparos de pinhão, do sagu de vinho, da cuca, do arroz de carreteiro e do feijão-mexido.


Saber essas curiosidades é muito enriquecedor, né?




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre viagens.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta