Home / Pelo Mundo  / Cafeterias que você precisa conhecer em Porto Alegre

Cafeterias que você precisa conhecer em Porto Alegre

Um “break” em meio à correria. Uma reunião de negócios. Uma pausa para experimentar um doce, curtir um cafezinho feito na hora e jogar conversa fora. Uma tarde saborosa com os amigos no fim de

Um “break” em meio à correria. Uma reunião de negócios. Uma pausa para experimentar um doce, curtir um cafezinho feito na hora e jogar conversa fora. Uma tarde saborosa com os amigos no fim de semana, final de tarde… são inúmeras as razões que podem te levar para uma cafeteria. Porto Alegre, pelo clima e pelo estilo da cidade (que carrega muito de suas origens europeias) tem várias cafeterias incríveis. Além é claro da cidade ser considerada definitivamente uma capital gastronômica (e tem justificado a fama!).

Com perfis mais tradicionais ou novidades que estão em alta, listamos lugares em que valem a pena você dar uma passada para curtir uma (ou muitas) xícara(s) de café.

Agridoce Café

A começar pelo lugar, super aconchegante num casarão de quase 100 anos, de pé direito alto, o cheiro forte que invade os cômodos dessa cafeteria é muito convidativo. Os grãos dos cafés servidos no Agridoce são colhidos no Sítio Santa Rita, em Minas Gerais, estado tradicional na produção. As paredes coloridas e a louça que parece que veio direto de um antiquário numa viagem ao tempo compõem um cenário perfeito para horas de lazer. Além dos cafés excelentes, o destaque é para a torta Totó feita de chocolate meio-amargo, mas a mil folhas de doce de leite também está entre as estrelas do cardápio. Programe-se e chegue cedo, geralmente, a fila é grande.  Fica na região central de Porto Alegre, no bairro Cidade Baixa.

Onde? Rua Sarmento Leite, 1024.

Baden Cafés Especiais

Um ambiente bonito e própria torrefação. Sim! O bacana dessa cafeteria é que esses grãos são moídos no próprio lugar e preparados em técnicas diversas. A gama de opções de cafés é mais ampla, os grãos vêm de Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.  O Latte é super pedido e realmente vale o pedido. Em dias mais quentes, que talvez seu foco não seja propriamente uma xícara de café, há drinks autorais da casa. Para refeições rápidas, há algumas opções no menu que vão desde quiches a pão de queijo. Há uma cesta com pão italiano, de beterraba e integral, acompanhada de queijo coalho e geleia orgânica de hibisco.

Onde? Avenida Jerônimo de Ornelas, 431, Santana. 

Leiteria 639

No coração do bairro Bom Fim, a Leiteria 639 fica na Venâncio Aires quase esquina com a Santana, onde funcionava a antiga padaria dos taxistas. Depois de um passeio pelo parque da Redenção, é uma boa parada. É uma espécie de cafeteria, bistrô e padaria gourmet, com diversas opções de pães artesanais. A proposta multifuncional e com diversas opções de produtos sem lactose e sem glúten têm atraído muita gente.


Além do café tradicional, no almoço, panelinhas com massas, sopas, carreteiros e saladas. O lugar é pet friendly e tem um espaço especial para você deixar seu bichinho. Para quem quer comer algo diferente, o Pancho Uruguaio, super bem servido, leva linguiça suína, chimichurri e queijo… hummmm! Uma delícia.


Onde? Avenida Venâncio Aires, 639, Santana.

Barbarella Bakery

Essa é uma cafeteria tradicional de Porto Alegre, há bastante tempo aparece na lista de lugares deliciosos da capital gaúcha. Em 2018, a padaria e cafeteria comandada pela Ana Zita Klein apareceu pela 11ª vez no topo das melhores do guia da revista Veja. É o espírito feminino que faz da Barbarella um sucesso e as referências estão literalmente por todos os cantos! A heroína dos quadrinhos franceses consagrada no cinema por Jane Fonda dá nome à padaria. Outras fortes personagens femininas do cinema aparecem em cartazes nas paredes: Audrey Hepburn, Rita Hayworth e Brigitte Bardot.


Localizada no bairro mais nobre da cidade, o Moinhos de Vento, a Barbarella se reinventou ao longo dos anos, mas sobrevive mesmo com a sua fiel clientela. Entre os itens que  “brilham”, o pão de aipim, o pain au chocolat e o pão francês da casa (feito com um processo de longa fermentação para ter mais aroma e sabor). É a certeza de cafés, chás e chocolates quentes muito gostosos. É um lugar perfeito para brunch e happy hour também.


Onde? Rua Dinarte Ribeiro, 56, Moinhos de Vento.

Ginkgo 788

Que tal um café em meio a samambaias, suculentas e orquídeas? A Ginkgo é uma cafeteria cheia de folhagens e plantinhas, um café e floricultura em frente à Redenção. O nome dessa cafeteria faz referência a principal temática: as flores. Ginkgo é uma espécie chinesa, símbolo de paz e longevidade. Já na entrada, o que se vê é um cantinho exatamente assim, de sossego e tranquilidade, perfeito para desacelerar e curtir um bom café. Na parte interna, é como se fosse -literalmente- um jardim secreto em meio à selva de pedra da Av. Osvaldo Aranha. Na área da frente, mesinhas e bancos no balcão compõem o cenário, ao fundo, o jardim secreto.


Onde? Rua Cel. Bordini, 332, bairro Auxiliadora.

William and Sons

Parada obrigatória para o apaixonado por café. Você pode quase não reparar essa cafeteria na Pedro Ivo, quase esquina com a Silva Jardim, mas uma vez lá, você vai querer voltar. Esse fato de estar “escondido” dá até um charme a mais, mas é a torrefação e o cheiro característico que garantem a super experiência. Antes de abrir para o público, o lugar era usado apenas para a torrefação, eles recebem grãos de diferentes localidades de fazendas do Brasil. E são responsáveis também por abastecer os principais restaurantes de Porto Alegre.


Não há muitas opções de comidinhas, porque de fato o diferencial é o café, por isso o melhor é uma passada depois do almoço ou uma passada mais rápida no meio tarde, sem grandes expectativas de lanches. Embora o pão de queijo seja divino!!! Além de ser uma boutique e micro torrefação de cafés especiais, a William and Sons faz projetos de apoio educacional.


Onde? Rua Pedro Ivo, 492, bairro Mont’Serrat.

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre viagens.

[email protected]

Fundadora do Spice up the Road, canal com foco na troca de experiências sobre viagem e gastronomia. Com expertise em comunicação e marketing, Fernanda é apaixonada por viajar, por explorar o mundo e viver coisas novas. | @spiceuptheroad

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta