A origem e a importância do Dia Internacional da Mulher
Você sabe qual é a origem do Dia Internacional da Mulher? Poucas pessoas sabem a origem do dia 8 de março. Essa data não foi criada para fins comerciais, mas sim, para homenagear aquelas mulheres que
Você sabe qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?
Poucas pessoas sabem a origem do dia 8 de março. Essa data não foi criada para fins comerciais, mas sim, para homenagear aquelas mulheres que lutaram por seus direitos e continuam lutando até hoje.
Tudo começou quando as militantes políticas Clara Zetkin (1857-1933), da Alemanha, e Alexandra Kollontai (1872-1952), da Rússia, propuseram, em 1910, na 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhagen, a criação de um dia internacional das mulheres. Essa data deveria ser comemorada anualmente e deveria defender o direito ao voto feminino (no Brasil, as mulheres conquistaram esse direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas).
A proposta foi aceita unanimemente por todas as participantes da conferência. A partir dessa decisão, diversos países adotaram uma data para comemorar o dia da mulher.
Em 8 de março de 1917, trabalhadoras russas saíram às ruas manifestando contra a guerra, a falta de boas condições de vida e os baixos salários. O que ninguém te conta é que esse movimento foi o pontapé inicial da Revolução Russa. (Girl power total, né?)
Após alguns anos, em 1921, como reconhecimento da importância das mulheres na queda do regime czarista russo, o então presidente do país oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Assim, o dia de hoje é uma data para lembrarmos das gerações passadas que lutaram por liberdade, igualdade e respeito. Se hoje estamos tendo melhores condições de trabalho, podendo votar e sermos donas dos nossos próprios narizes, é graças a elas!
A luta ainda não acabou. Vamos em frente reforçando nossos direitos e conquistando cada vez mais espaço na sociedade!
O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.
Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!
Clica aqui para conferir outros posts sobre cultura.