Home / Cultura Livros  / 3 livros sobre feminismo que todo mundo deveria ler

3 livros sobre feminismo que todo mundo deveria ler

O feminismo é um movimento político, filosófico e social que luta pela igualdade e equidade entre os gêneros, para que ambos os sexos tenham os mesmos direitos e oportunidades. Não é o oposto do machismo,

O feminismo é um movimento político, filosófico e social que luta pela igualdade e equidade entre os gêneros, para que ambos os sexos tenham os mesmos direitos e oportunidades. Não é o oposto do machismo, é justamente o contrário. É a luta por uma sociedade mais justa e segura tanto para as mulheres, quanto para os homens. 

Para se aprofundar mais no assunto, nada melhor do que pela literatura! Pensando nisso, nossa colaboradora Alice Germansen separou 3 livros que falam sobre o feminismo e a força da mulher. Confere abaixo quais são eles! 

1. O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras – Bell Hooks

Escrito sob a visão de uma das mais importantes feministas negras, Bell Hooks apresenta a natureza do feminismo, as políticas feministas, lutas de classe, raça, gênero e muito mais. É uma leitura rápida, mas que nos faz entender que não importa se somos adultos, crianças ou adolescentes e independentemente do gênero, todos podem e DEVEM aprender com o feminismo. 

2. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres – Naomi Wolf 

A jornalista e escritora Naomi Wolf reflete sobre o culto à beleza e à juventude da mulher e como isso é influenciado e estimulado pela sociedade patriarcal. Durante a leitura, vamos descobrindo o mito da beleza ao longo dos tempos. Além disso, a autora confronta a indústria da beleza, trazendo à tona assuntos como: distúrbios alimentares, crescimento da indústria de cirurgia plástica etc. É um texto ótimo e “mind blowing” total! 

3. Os Homens Explicam Tudo Para Mim – Rebecca Solnit 

A escritora começa, neste livro, relatando uma situação (quase) cômica: em uma festa, um homem passou o evento inteiro falando de um livro que ela deveria ler, sem deixar que ela falasse que a autora do livro, era ela própria. A partir disso, Rebecca debate o mansplaining e outros problemas da cultura patriarcal que a nós, mulheres, sofremos diariamente. 

Extra: Histórias de ninar para garotas rebeldes – Elena Favilli & Francesca Cavallo 

Se você quer conhecer a história de mulheres EXTRAORDINÁRIAS, esse livro é para você!! Ele conta as histórias inspiradoras de 100 mulheres que não desistiram dos seus sonhos e mudaram o mundo e quebraram padrões! Ah, se você prefere audiobooks, esse livro inspirou o podcast produzido pela empresa B9 em parceria com Bradesco. Cada episódio, uma nova história para se encantar. 

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar! Clica aqui para conferir outros posts sobre cultura.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta