Home / Moda Sustentável  / 12 tecidos sustentáveis

12 tecidos sustentáveis

Do processo de fabricação e matérias primas até o descarte, tecidos sustentáveis causam um menor impacto ambiental. Isso acontece pois eles são feitos, muitas vezes, de materiais reciclados e com uso mínimo de químicos poluentes,

Do processo de fabricação e matérias primas até o descarte, tecidos sustentáveis causam um menor impacto ambiental. Isso acontece pois eles são feitos, muitas vezes, de materiais reciclados e com uso mínimo de químicos poluentes, além de serem, em sua maioria, biodegradáveis.


Conheça, a seguir, 12 tecidos sustentáveis.


1. Algodão orgânico: tem uso reduzido de produtos químicos, como os agrotóxicos que são utilizados na fabricação do algodão comum, e de água, porém, pode ser usado, da mesma forma, para a fabricação de jeans, camisetas e roupas íntimas. 


2. Cânhamo: produzido a partir da planta Cannabis sativa, que não precisa de herbicidas e pesticidas para crescer, é uma das fibras vegetais mais sustentáveis do mundo.


3. Fibra de bananeira: feito do tronco da bananeira, que, normalmente, seria descartado pela indústria alimentícia, é um tecido mega resistente e versátil, podendo ser transformado em algo parecido com algodão e até com seda.


4. Fibra de laranja: com acabamento parecido com o da seda, podendo ser brilhante ou opaca, é fabricado com o bagaço da fruta.


5. Fibra de soja: produzido com as sobras da indústria da soja, lembra o cashmere. Possui uma boa absorção de pigmentos, o que reduz o uso de corantes no tingimento das peças. Além disso, é biodegradável, tem ação antibacteriana e é resistente aos raios UV. Ufa!


6. Lempur: feito da árvore do pinheiro branco, é um tecido biodegradável com grande capacidade de absorção e de liberação de umidade.


7. Linho: usado por civilizações da Antiguidade, como o Egito Antigo (onde era utilizado, inclusive, para a mumificação), sua produção exige pouca irrigação e nenhum agrotóxico. 


8. Liocel: feito de celulose da polpa da madeira, os solventes utilizados na sua produção são praticamente reciclados em sua totalidade.


9. Modal: semelhante ao liocel, fabricado a partir da casca da madeira, é um tecido macio, ideal para a produção de roupas íntimas.


10. Piñatex: “couro” feito com as sobras das folhas de abacaxi, como é um subproduto da indústria agrícola, não gera gastos extras para sua produção, como água ou defensivos agrícolas.


11. Poliamida biodegradável: fibra desenvolvida para que se degrade em apenas 3 anos. É ideal para biquínis, calçados e roupas em geral.


12. Qmilk: vem do leite coalhado que, normalmente, seria jogado fora. Além de ser uma fibra totalmente natural, com ação antibacteriana e compostável, requer baixo consumo de água e nenhuma adição de produtos químicos.


Com essas 12 opções, você não precisa abrir mão do estilo e da qualidade na hora de se vestir e decorar sua casa.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta