Home / CULTURA  / 10 filmes girl power!

10 filmes girl power!

A luta das mulheres por igualdade data do século 19, com o movimento sufragista. Desde então muito já foi conquistado, inclusive espaço nas telonas com filmes girl power, tanto em enredos feministas, quanto com diretoras

A luta das mulheres por igualdade data do século 19, com o movimento sufragista. Desde então muito já foi conquistado, inclusive espaço nas telonas com filmes girl power, tanto em enredos feministas, quanto com diretoras e atrizes com papéis de peso em grandes produções. 


Porém, ainda há muita desigualdade para ser corrigida, por isso é tão importante valorizarmos a luta das mulheres, não só no dia 8 de março, mas durante o ano inteiro.


O feminismo já foi retratado no cinema de várias formas diferentes e esses 10 filmes estão aí para provar isso. 


De grandes personagens históricas, documentários sobre o feminismo e até romances aparentemente levinhos mas que carregam uma grande mensagem de empoderamento, essas dicas de filmes girl power têm de tudo, para todos os gostos.


1. Frida (Julie Taymor – 2002): acompanhamos Frida Khalo da adolescência até sua morte em 1954. 


2. Nise, o coração da loucura (Roberto Berliner – 2015): após sete anos de reclusão, a doutora Nise da Silveira volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico, mas se recusa a aplicar tratamentos agressivos nos seus pacientes.


3. A máscara em que você vive (Jennifer Siebel Newsom – 2015): documentário que retrata como o machismo da nossa sociedade está afetando jovens adolescentes. 


4. The book of Henry (Colin Trevorror – 2017): Henry, um garoto de 11 anos, vive com a mãe, Susan, e o irmão, Peter. Apaixonado pela vizinha, Christina, ele planeja afastá-la do pai, que é um policial violento.


5. Mulheres do século 20 (Mike Mills – 2017): Dorothea conta com a ajuda das amigas Abbie e Julie para criar o seu filho adolescente nos anos 1970. 


6. Mary Shelley (Haifaa al-Mansour – 2017): O filme conta a vida dessa escritora genial.


7. A incrível Jessica James (James C. Strouse – 2017):
acompanhamos Jessica no período pós término de relacionamento e possibilidade de um novo. 


8. A arte de amar (Maria Sadowska – 2017): filme inspirado pela vida de Michalina Wislocka que, em pleno regime comunista, luta contra a censura para conseguir publicar um livro que aborda a sexualidade e critica o conservadorismo vigente na Polônia.


9. Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? (Johanna Demetrakas – 2018): documentário que retrata o despertar das mulheres que foram às ruas protestar contra as restrições culturais impostas sobre elas na década de 1970. 


10. Felicidade por um fio (Haifaa al-Mansour – 2018): após uma profunda decepção, Violet decide repaginar sua vida, começando pela aceitação de seu cabelo crespo.


Como dissemos, tem opção para todo mundo e reflexões poderosas em cada uma dessas grandes histórias com grandes mulheres. Aproveite que ontem foi Dia Internacional da Mulher para assistir um deles e coloque os outros na sua lista para ver durante os próximos meses!




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre cultura.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta