Home / Como Reciclar  / Sustentabilidade: significado dos símbolos

Sustentabilidade: significado dos símbolos

Você sabe o que significam aqueles símbolos que vêm em embalagens de produtos que consumimos? Eles têm a ver com reciclagem e são importantes de saber os seus significados. Qualquer embalagem deve ser descartada corretamente e

Você sabe o que significam aqueles símbolos que vêm em embalagens de produtos que consumimos?


Eles têm a ver com reciclagem e são importantes de saber os seus significados. Qualquer embalagem deve ser descartada corretamente e esses símbolos servem para sabermos o que fazer na hora de jogar no lixo.


Significado dos símbolos:

Pode ser reciclado

Código da resina utilizada

Produzido com alumínio reciclado

Madeira extraída de maneira sustentável

Política de logística reversa

Reciclado por 75% das autoridades locais

Lembre-se de descartar em local apropriado

Procurar local adequado para o descarte


Separar o lixo é muito importante, sem contar que é uma ação simples e que tem uma repercussão gigante para o meio ambiente. Resíduos descartados de forma errada atraem vetores de doenças como mosquitos, por exemplo. O lixo no lugar errado também contamina o solo e corpos d’água e, quando queimado, causa a poluição atmosférica.


A política de logística reversa é uma solução para a grande geração de resíduos sólidos urbanos, que costumam parar em aterros e lixões. 


O desperdício de resíduos passíveis de reutilização, reciclagem ou reaproveitamento é comum, daí a importância de políticas públicas e empresariais de logística reversa.


A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que deu origem ao ciclo da logística reversa, se refere ao manejo de resíduos sólidos, assim como às diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento desse material, entre outros aspectos.


De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre o produto cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares de serviços de limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos.


Alguns produtos, como pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e produtos eletrônicos necessitam de um sistema de logística reversa que seja independente do serviço de limpeza pública. Assim, é de total responsabilidade da empresa recolher novamente produtos que sejam perigosos para a população e para o meio ambiente.


Agora que você já sabe o que esses símbolos significam, fica mais fácil de descartar o seu lixo de forma responsável e correta.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta