Home / Como Reciclar  / Sustentabilidade: CDs e DVDs

Sustentabilidade: CDs e DVDs

Os CDs e DVDs são produzidos de maneira semelhante, diferenciando-se apenas na tecnologia de armazenamento - o DVD possui uma camada de compressão de dados que permite que ele armazene mais informações que um CD.

capa de cd

Os CDs e DVDs são produzidos de maneira semelhante, diferenciando-se apenas na tecnologia de armazenamento – o DVD possui uma camada de compressão de dados que permite que ele armazene mais informações que um CD. Sendo assim, eles são formados, basicamente, por quatro camadas: a primeira é o rótulo, conhecida como camada adesiva; a segunda é uma camada de acrílico, onde ficam armazenados os dados; a terceira é a camada espelhada metálica (que pode ser de prata, ouro ou platina); a quarta é chamada de camada plástica, pois é feita de policarbonato (PC), que corresponde a quase 90% da estrutura de um CD ou DVD.


Por ter tantas camadas, a reciclagem de CDs e DVDs consiste em várias etapas. Primeiramente, ele passa pela desmagnetização (separação do metal e do plástico), depois há a separação dos resíduos e, posteriormente, a reciclagem do plástico, no caso, o policarbonato.


Para ser reciclado, porém, é necessário que a parte espelhada do item seja removida por meio de um processo químico ou mecânico, para não se misturar com a parte plástica na hora da reciclagem. Por isso, a reciclagem de CDs e DVDs é um processo caro, o que faz com que às vezes seja difícil encontrar um local que recicle esse material.


Onde descarto?

Os metais podem representar perigo ambiental, por isso é importante não fazer o descarte de CDs ou o DVDs no lixo comum. Sua decomposição em locais como lixões e aterros pode liberar metais no solo e no lençol freático.


Você pode descartar em lixos recicláveis caso saiba se existe um local que faça essa reciclagem. 


O que fazer?

Em alguns lugares não existe esse processo de reciclagem de CDs e DVDs, portanto você pode fazer artesanatos com eles ou até vender. Utilize a sua criatividade e faça obras de arte. 




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade e como reciclar diversos produtos.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

dois + dezessete =