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Superfoods/super alimentos

Você já ouviu falar em superfoods ou super alimentos? Veja o porquê de serem considerados tão especiais e benéficos para o nosso corpo no texto abaixo, escrito pela nutri Luciana Konrath! SUPERFOODS: Os Superfoods ou super alimentos são

Você já ouviu falar em superfoods ou super alimentos?
Veja o porquê de serem considerados tão especiais e benéficos para o nosso corpo no texto abaixo, escrito pela nutri Luciana Konrath!

SUPERFOODS:
Os Superfoods ou super alimentos são chamados desta forma por pertencerem a uma categoria superior de alimentos que possuem uma elevada densidade nutritiva. Seguem abaixo alguns dos mais importantes:

Spirulina
A Spirulina é uma microalga, considerada um super alimento pois tem a capacidade de realizar diversas funções no seu organismo. Riquíssima em ferro, cálcio, betacaroteno, diversos minerais, a totalidade do complexo B e diversos antioxidantes, é um alimento muito interessante para enriquecer a dieta de quem precisa de mais alimentos verdes, pode ser usada em pessoas que possuem anemia e para quem quer se recuperar de desgastes por stress intenso. Foi escolhida pela NASA como alimento essencial na dieta dos astronautas.

Clorella
É uma microalga e tem a capacidade de proteger o organismo contra a poluição ambiental do mundo industrializado, além de auxiliar no processo de desintoxicação da poluição e te fatores externos. Rica em vitamina B12, ferro, vitamina C, fibras e antioxidantes.

Chia
A chia é uma semente que possui uma concentração extraordinária de nutrientes, fonte de ômega 3, fósforo, cálcio, fibras, manganês, proteína. Quando misturada à líquidos a Chia cria um gel hidratante que mantém os intestino saudável e lubrificado.

Gojiberry
Goji Berry é um alimento anti-inflamatório, antifúngico e antibacteriano, sendo considerada muito benéfica para os rins e para o fígado. Faz parte da alimentação diária de monges há séculos.

 
Maca Peruana
Nativa das cordilheiras, a raiz de Maca é o principal superfood dos Andes. É um alimento tônico muito poderoso, capaz de fortalecer as glândulas e nutrir o corpo, aumentando a produção de hormônios. Tem o poder de aumentar a resistência e melhorar o desempenho físico. Ideal para praticantes de atividade física, para mulheres em fase de transição hormonal ou para quem quer um estímulo afrodisíaco natural.

Cacau
O Cacau está entre os mais nobres alimentos do planeta com mais de 164 nutrientes e princípios ativos. Quando puro e de alta qualidade, é um rico antioxidante, que estimula e protege o sistema nervoso e o cérebro, contém um inibidor natural de apetite e ainda substâncias que trazem grande bem estar.

Proteína Bioativa
Proteína de alto valor biológico, não desnaturada pelo cozimento, pode ser de origem animal (whey) vegetal (arroz, ervilha ou hemp) para obter todos esses benefícios a proteína precisa ser extraída a frio, livre de contaminantes e resíduos químicos ou aditivos artificiais. Dentre seus diversos benefícios encontram-se: fortalecimento dos músculos, cabelos, pele e membranas, auxilia o corpo na síntese de Glutationa, um excelente antioxidante. Também auxilia nos processos digestivos, na regeneração dos tecidos, fortalecimento da imunidade e aumento da saciedade.

Óleo de coco e manteiga
Ao contrário do que muito pensam a gordura saturada não é algo ruim, pelo contrário é possivelmente um dos melhores tipos de combustíveis para o organismo pois não causa picos de açúcar no sangue, fornece energia duradoura e estável por horas e ajudam a reduzir excesso de peso e gordura corporal. Fontes concentradas de gorduras predominantemente saturadas são consideradas como uma das melhores opções de fonte de calorias para uma dieta saudável e equilibrada. O óleo de coco e a manteiga são opções excelentes e muito versáteis.

Quinoa
Nativa da Cordilheira dos Andes, a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita para funcionar corretamente, além disto ela é rica em fibras, proteínas e vitaminas do complexo B, é fonte de cálcio e ferro e ainda contém os ácidos graxos ômega 3 e 6.

Pólen apícola
A gama de nutrientes encontrados no pólen, incluindo carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos essenciais o torna um estimulante natural, e por ser rico em vitaminas do complexo B ajudam a aumentar a resistência durante os exercícios físicos e combatendo a fadiga. Além de vitaminas, minerais e proteínas, pólen apícola contém enzimas que podem ajudar na digestão. Além disso, é riquíssimo em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino.

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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