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Pipoca

Pipoca: minha comida preferida! Se você, como eu, é viciado nesse alimento, leia o texto da nutri Giovana Baldissera! Quem ainda a condena mal sabe que está cometendo um erro: a pipoca é sim um alimento maravilhoso!

Pipoca: minha comida preferida!
Se você, como eu, é viciado nesse alimento, leia o texto da nutri Giovana Baldissera!

Quem ainda a condena mal sabe que está cometendo um erro: a pipoca é sim um alimento maravilhoso! ???

O problema é que a consumimos, geralmente, com manteiga e sal ou com açúcar (aí está o problema?)!

Estudos recentes avaliaram a composição do milho para pipoca estourado, bem como seu papel na saciedade e no controle do peso corporal e concluíram q a pipoca pode ser uma grande aliada à saúde de uma forma geral.??

Com relação à composição mineral, a pipoca possui zinco, cobre, manganês, sódio, fósforo, ferro e magnésio – destaque para os dois últimos, relacionados à manutenção das células vermelhas e ao funcionamento cardíaco, respectivamente – além de conter compostos fenólicos, os quais apresentam atividade antioxidante. Associadas aos benefícios dos nutrientes supracitados, as fibras presentes na pipoca (as quais representam cerca de 13% da composição) promovem saciedade, contribuindo p/ uma menor ingestão de alimentos nas refeições seguintes e consequente controle de peso corporal.

‼️Quando escolher, opte sempre pelo milho orgânico (ou não transgênico, visto que o milho transgênico é um dos alimentos q mais carregam agrotóxicos) e/ou opções prontas q não contenham aditivos alimentares (corantes, aromatizantes, adoçantes, conservantes…), glutamato monossódico e/ou gordura trans ou gordura vegetal.

‼️‼️Como sugestão de preparo, utilize 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem p/ cada 3 de milho e estoure em panela. Para dar mais sabor, use temperos naturais (açafrão, páprica, pimenta, ervas finas, orégano, manjericão, tomilho, alecrim desidratados…) ?a fim de agregar propriedades anti-inflamatórias e mais antioxidantes. Excelente opção para lanche da tarde ou ceia.❤️

?Prasanthi PS et al, 2017 Compositional variability of nutrients and phytochemicals in corn after processing. J Food Sci. Technol., 54(5):1080-1090.
?Njike VY et al, 2016. Snack food, satiety and weight. Adv. Nutr., 7(5):866-878

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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