Home / Lifestyle  / Ovos! Uma vez vilão, outra vez mocinho…

Ovos! Uma vez vilão, outra vez mocinho…

  O ovo é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, lipídeos, vitaminas A, D e ácido fólico, e diversos minerais como fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e selênio, além do próprio colesterol.  Além

 

O ovo é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, lipídeos, vitaminas A, D e ácido fólico, e diversos minerais como fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e selênio, além do próprio colesterol. 

Além desses nutrientes, o ovo possui substâncias carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir a degeneração ocular, principal causa de cegueira nos idosos. 

Juntamente com suas vantagens nutricionais, o ovo é um alimento mais barato que outras fontes de proteínas.
Embora seja verdade que as gorduras de origem animal contem colesterol, isso não é necessariamente um perigo a saúde do indivíduo. O colesterol é precursor dos hormônios esteróides, dos ácidos biliares e da vitamina D, além de constituinte das membranas celulares.

Quantidade de ovos a ser consumida: De acordo um estudo realizado pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, o alimento possui alto valor nutritivo e deve ser consumido à vontade.

Não é o consumo de ovos que vai ocasionar as temidas doenças cardiovasculares. Os verdadeiros culpados dessas doenças são a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial, o sedentarismo, o tabagismo e o estresse da vida moderna.

MAS O OVO AUMENTA O COLESTEROL?

  • O colesterol faz bem ao organismo, pois é o responsável pela fabricação da bile, que auxilia o processo de digestão. Em níveis elevados, pode aumentar os riscos de doenças por isso, para que o colesterol não se torne um vilão, é importante ter uma dieta equilibrada. Alimentos fritos devem ser as principais preocupações das pessoas que têm colesterol alto.
  • Ingerir o ovo completo duplica a quantidade de proteína que obteria se ingerisse apenas a clara: a gema contém metade da proteína do ovo.
  • A substância colina presente na gema, é muito importante para manter a saúde das funções cerebrais. Ela é componente chave para a formação de “transmissões” de mensagens e sinais do cérebro para nervos e músculos.  

Texto: Nutricionista Isadora Flores

POST TAGS:

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

doze + dezenove =