Home / Beauty  / Outubro Rosa e a importância do autoexame

Outubro Rosa e a importância do autoexame

O mês de outubro é marcado pela campanha mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo promover a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo

O mês de outubro é marcado pela campanha mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo promover a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. A notícia boa é que, com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 95%! Por isso, realizar os exames é fundamental. 

O Ministério da Saúde indica que mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos. Esse exame ajuda na identificação do câncer antes mesmo do surgimento dos sintomas. Aqui no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante para todas as mulheres esse exame. 

Para realizar o diagnóstico, você também pode realizar o autoexame da mama. O mais indicado é realizá-lo mentalmente, entre o sétimo e o décimo dia após o início da menstruação. Durante esse exame, é possível verificar se há indícios da presença de algum nódulo fixo, endurecido e, geralmente, indolor, se a pele do seio está avermelhada ou se há alterações no mamilo. Além disso, é importante conferir se há nódulos debaixo das axilas ou pescoço. 

Confira o passo a passo para a realização do autoexame:

1 – De pé em frente ao espelho e com os braços ao longo do corpo, observe o bico dos seios e o contorno das mamas.

2 – Em seguida, levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas ou nos mamilos.

3 – Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

4 – Agora, deitada, apalpe o seio esquerdo. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. Repita no seio direito.

5 – Depois apalpe as axilas.

Caso veja qualquer alteração na textura ou tamanho ou/e sinta a presença de algum nódulo, procure um médico imediatamente. Quanto mais cedo for descoberto o câncer, maiores são as chances de cura! 

Atenção! O autoexame NÃO substitui a mamografia ou a visita regular ao seu médico.

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre beleza.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta