Home / Lifestyle  / Mitos e verdades no tratamento dos cabelos

Mitos e verdades no tratamento dos cabelos

Quem nunca ficou em dúvida sobre a melhor forma de cuidar dos cabelos? A farmacêutica Christine Chaves esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto! É verdade que o cabelo “acostuma” com o xampu e

Quem nunca ficou em dúvida sobre a melhor forma de cuidar dos cabelos? A farmacêutica Christine Chaves esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto!

  • É verdade que o cabelo “acostuma” com o xampu e condicionador? 

Verdade! Os componentes ativos para o tratamento se depositam, num primeiro momento, entre as cutículas do fio, deixando-o com brilho e aparência saudável. Entretanto, com o uso contínuo, esses ativos começam a se depositar sobre a cutícula, deixando o cabelo com aspecto opaco (conhecido como efeito “buil up”). É hora de utilizar um bom antirresíduos ou trocar de marca.

  • O sal danifica o cabelo?

Mito! O sal não danifica o fio. A quantidade presente nos xampus é pequena e promove viscosidade. Não está livre para interagir com o fio
Mas por que a água do mar danifica o fio então? Pela alta quantidade de sal presente e também pela presença de outros sais. Além dos efeitos da radiação solar!

  • É verdade que não pode usar condicionador como “leave in”?

Verdade! A quantidade do agente condicionante nos produtos “leave in” é bem baixa, o que garante a integridade do fio. Já no condicionador, que é um produto utilizado com enxágue, a concentração dos compostos condicionantes pode ser até 20 vezes mais alta, o que pode danificar e arrebentar o fio.

  • Vale a pena investir nos produtos “sulfate free”?

Verdade! Os compostos utilizados para a limpeza do couro cabeludo e fios a base de derivados de sulfatos são bastante agressivos, o que pode agravar a queda, dermatite seborreica e entre outros. Além disso, a limpeza promovida por esses agentes é tão substancial que faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas.

  • Existe plástica, “botox”, “bioplastia”, preenchimento capilar?

Mito! O simples uso de formulações hidratantes, como máscaras concentradas é suficiente para auxiliar na beleza dos fios. Muitos dos produtos que estão no mercado com esse apelo de marketing são apenas máscaras hidratantes. Entretanto, cuidado, produtos profissionais, encontrados exclusivamente em salões, podem conter formol para realizar o prometido alisamento ou redução do volume!
Texto escrito pela farmacêutica Christine Chaves.

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.