Home / Como Reciclar  / Lixo na praia? Nem pensar!

Lixo na praia? Nem pensar!

Você sabe quantas toneladas de lixo são encontradas anualmente nas praias brasileiras? Segundo um estudo do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), são encontradas cerca de 190 mil toneladas de materiais plásticos. Um

Você sabe quantas toneladas de lixo são encontradas anualmente nas praias brasileiras? Segundo um estudo do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), são encontradas cerca de 190 mil toneladas de materiais plásticos. Um número absurdo, não é?

Esses dejetos deixados na beira do mar causam problemas gravíssimos para o meio ambiente, principalmente na vida marinha. De acordo com a Universidade de Queensland, na Austrália, a contaminação dos oceanos, principalmente por plásticos, é responsável pela morte de mais de 100 mil animais. Diversas espécies de animais são perdidas, anualmente, graças ao descaso do ser humano. 

No Brasil, muitas cidades levam a sério e punem quem sujar a praia. Por exemplo, no Tocantins, a prática pode resultar em multa a partir de R$500, variando de acordo com o crime ambiental. 

A notícia boa é que nós podemos mudar essa realidade. Como? Simples, fazendo o básico. Criamos uma lista com hábitos que TODOS devem ter ao ir à praia. Confira:

1- Evite levar comida em sacos plásticos.

2- Leve uma sacola de lixo reciclável e jogue seu lixo APENAS nela.

3- Leve sacolas extras e distribua para quem não estiver respeitando o lugar correto do lixo. 

4- Evite copos e garrafas descartáveis e invista nos reutilizáveis.

5- Vai fumar? Não jogue a bituca do cigarro no meio da areia. Descarte no local adequado. 

6- A caminhada à beira mar é um ótimo exercício físico, mas sabe o que pode melhorar ainda mais? Você ajuda a recolher o lixo que vê no caminho!

7- Não tenha vergonha e compartilhe essas dicas. A informação pode e deve ser espalhada.

O que você achou dessas dicas? Já faz parte da sua rotina alguma delas? Nos conta aqui!

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta