Home / Beauty  / Diferenças entre maquiagem vegana, orgânica e natural

Diferenças entre maquiagem vegana, orgânica e natural

Consumidores de produtos de beleza estão, cada vez mais, conectados a um estilo de vida que valoriza a saúde, o autocuidado e a responsabilidade ambiental das marcas. Por isso, se escuta falar tanto, hoje em

Consumidores de produtos de beleza estão, cada vez mais, conectados a um estilo de vida que valoriza a saúde, o autocuidado e a responsabilidade ambiental das marcas. Por isso, se escuta falar tanto, hoje em dia, em maquiagem orgânica, natural e vegana.


Porém, não confunda! Uma maquiagem orgânica, pode não ser vegana, por exemplo. Nem sempre os produtos possuem essas três características.


Mas, não se desespere! Continue a leitura que você vai sair craque em diferenciar esses tipos de cosméticos.


De acordo com o EcoCert e o IBD (Instituto Biodinâmico), órgãos responsáveis pela fiscalização e regularização de cosméticos no Brasil, as definições para maquiagem vegana, orgânica e natural são as seguintes…


Maquiagem Vegana

É aquela que não possui em sua formulação ingredientes de origem animal, como cera de abelha, gordura bovina, carmim, lanolina e leite.


Produtos veganos, além disso, não fazem testes em animais. 


Marcas veganas fazem testes de laboratório de forma segura e responsável em voluntários credenciados pela ANVISA.


Porém, ser vegano não significa que o produto não tenha componentes sintéticos, pois nem todo vegano é natural.


Maquiagem Natural

Para uma maquiagem ser considerada natural, ela deve ser composta em 95% de ingredientes naturais e 5% de orgânicos (sem agrotóxicos e metais pesados).


Esse tipo de maquiagem dificilmente faz testes em animais, dessa forma é “cruelty free”, porém, isso não significa que seja vegana, pois pode conter componentes como a cera de abelha, que são naturais, mas não veganos.


A maior parte das empresas que produzem cosméticos naturais apoiam iniciativas que valorizam a beleza consciente, ou seja, se preocupam com a saúde do consumidor e do meio ambiente.


Maquiagem Orgânica

Maquiagens orgânicas devem possuir 95% de ingredientes produzidos sem toxinas, como agrotóxicos. 


A pele costuma aceitar muito mais produtos orgânicos, pois suas composições são mais semelhantes à da nossa pele, fazendo com que sejam cosméticos muito mais nutritivos.


Bom, depois de tanta informação você já deve saber o que procurar em produtos de beleza. 


O importante de escolher produtos naturais, orgânicos e veganos é que além do autocuidado com saúde, você também colabora com a saúde do planeta, não é o máximo?




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre make e skincare.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta