Home / Como Reciclar  / Descarte correto das lentes de contato

Descarte correto das lentes de contato

Para quem tem problemas de visão, as lentes de contato são muito vantajosas. Elas permitem uma maior naturalidade e, para os míopes que fazem exercício físico, são quase essenciais, não é? Mas, você sabia que o

Para quem tem problemas de visão, as lentes de contato são muito vantajosas. Elas permitem uma maior naturalidade e, para os míopes que fazem exercício físico, são quase essenciais, não é?


Mas, você sabia que o descarte incorreto de lentes de contato gera microplásticos que poluem o meio ambiente?


Já falamos sobre os microplásticos e o desafio à sustentabilidade que eles representam em um post anterior…


Embora seja mais complicadinho, descartar as lentes corretamente faz uma baita diferença para a saúde do planeta que compartilhamos e, consequentemente, para a nossa saúde.


As lentes são feitas de diferentes tipos de polímeros, além de silicone, acrílico, hidrogel e hidroxietilmetacrilato, só para citar alguns exemplos dos ingredientes potencialmente poluentes e prejudiciais ao meio ambiente. 


Quando são descartadas no vaso sanitário ou na pia, elas acabam nos rios e mares, pois as estações de tratamento não conseguem filtrá-las por serem tão pequenas e flexíveis.


Quando presentes nas águas, tornam-se microplásticos e nós já sabemos o quanto eles são prejudiciais a todo o ciclo da vida, e a seres humanos inclusive.


Ao descartarmos no lixo reciclável, por serem tão pequenas, a chance que escapem para o meio ambiente é muito grande, por isso não é recomendada essa forma de descarte.


O ideal para a sustentabilidade do planeta é que as empresas que produzem lentes, as recolham também. 


Nos Estados Unidos existem pontos de coleta específicos para as lentes e os blísteres nos quais elas vêm. Aí sim, as lentes são derretidas e transformadas em matéria prima para outros produtos de plástico. 


Segundo a fabricante de lentes Bausch + Lomb a quantidade de lentes de contato recolhidas em seus pontos de coleta seria o suficiente para dar três voltas na Terra.


Como aqui no Brasil ainda não existem pontos de coleta, a opção menos pior é descartar as lentes no lixo comum, nem no reciclável, nem no orgânico e muito menos na pia ou no vaso sanitário. Dessa forma, elas pelo menos acabam em um aterro sanitário.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta