Home / Beauty  / Cosméticos Veganos e Naturais – A modinha do bem que veio pra ficar

Cosméticos Veganos e Naturais – A modinha do bem que veio pra ficar

Você costuma prestar atenção se os cosméticos que você compra são veganos e naturais? A Química Industrial e Maquiadora Cris Bittar falou sobre o assunto no post que escreveu para o site. A frase “Seja a

Você costuma prestar atenção se os cosméticos que você compra são veganos e naturais? A Química Industrial e Maquiadora Cris Bittar falou sobre o assunto no post que escreveu para o site.

A frase “Seja a mudança que você quer ver no mundo” de Mahatma Gandhi nos inspira nesses momentos de transformação. E quer melhor hora pra mudar do que essa? Se abrir a novos conhecimentos e caminhos diferentes, com propósitos positivos vai nos levar a resultados novos, diferentes e positivos! É disso que precisamos agora! 
Muitas pessoas começam no Veganismo através da mudança de cosméticos convencionais para cosméticos que não testam em animais e que não utilizam ingredientes de origem animal.
Muitas marcas tem surgido e outras muitas tem se adaptado a esse novo mercado e demanda de consumidores mais conscientes, que se questionam sobre a origem dos ingredientes que usam diariamente e sobre possíveis consequências ruins e tóxicas em seu próprio corpo e no meio ambiente.
Vamos te ajudar a entender esse novo mundo, a se questionar e a saber como começar essa transição da melhor maneira:
 
O lado feio da indústria da beleza:
 

  • Por que trocar os cosméticos convencionais por naturais?

Milhares de estudos já indicam inúmeras substâncias que são extremamente tóxicas para o nosso corpo e para o meio ambiente e que ainda são permitidas pela Anvisa nos cosméticos convencionais. Na qual sua toxicidade se eleva por utilizarmos eles tooodos os dias em nossa pele!
Ingredientes esses que já foram considerados carcinogênicos por instituições competentes, outros que podem ser associados a dermatite de contato, alergias, e desreguladores de funções hormonais. Além de irem para os rios e prejudicarem a vida aquática, muitas vezes retornando a nós através da água que bebemos ou – no caso de não veganos – do peixe que comemos.
 

  • O que é um cosmético Vegano? Vegano quer dizer natural?

Um cosmético é considerado Vegano quando preenche dois requisitos: 

  1. A marca não realiza testes em animais 
  2. Não tem na sua formulação nenhum ingrediente de origem animal (glicerina de origem animal, cera de abelha, corantes, lanolina, e outros muitos)

Um cosmético ser vegano já contribui positivamente no mundo pelo simples fato de nenhum serzinho ter sido explorado ou maltratado para ser feito.
Mas atenção que Vegano não quer dizer natural!
 

  • O que é um Cosmético Natural?

Um cosmético natural é todo aquele que em sua formulação tem mais de 95% de ingredientes provenientes da natureza (plantas, sementes, minerais, etc), e não químicos sintéticos feitos em laboratório.
Pra não dar um nó na cabeça: Cosmético Vegano não quer dizer natural, pois pode ser vegano (sem ter explorado animais) mas ter sido feito em laboratório e ser sintético, ok?
Então em um mundo ideal usaríamos somente produtinhos Veganos E naturais!! 
Pois o que vem da natureza, a natureza do nosso corpo e o meio ambiente sabem lidar e degradar com mais facilidade. O que não acontece com os químicos sintéticos, que são corpos estranhos no nosso corpo e acabamos acumulando ou fazendo reações tóxicas pra tentar nos livrar.
 

  • Então quais ingredientes tóxicos devo ficar atenta nos rótulos?

Existe uma grande lista, mas vamos listar aqui os principais:

  • PARABENOS: utilizados como conservantes em todos tipos de cosméticos (hidratantes, óleos, maquiagem,etc…). Existem estudos demonstrando que podem ser carcinogênicos. Podem causar alegias e envelhecimento precoce da pele. Procurar por: Metilparabeno, Etilparabeno, Propilparabeno, Isobutilparabeno, Butilparabeno, Benzilparabeno.
  • TRICLOSAN: usado em cremes dentais e outros produtos bactericidas. Pode interferir no funcionamento hormonal e contribuir para formação de bactérias resistentes a antibióticos. Procurar no rótulo por: Triclosan.
  • ALUMÍNIO: muitos cosméticos, em especial desodorantes. Uso diário está fortemente associado ao risco de aparecimento de câncer de mama. Procurar por: Aluminium, Cloridrato de Alumínio, Hidrato de Zircônio.
  • LAURIL SULFATO DE SÓDIO: Presentes em produtos que fazem espuma, como shampoos e sabonetes. Podem causar alergias e dermatites, e danos no fígado. Procurar por: Lauril Sulfato de Sódio ou Lauril Éter Sulfato de Sódio.
  • CHUMBO: Presente em maquiagens com alta pigmentação, como batons, delineador, ou em tintas de cabelo. É considerado uma neurotoxina, cancerígeno e cumulativo no corpo causando intoxicação. Procurar por: Chumbo (Lead), Acetato de Chumbo (Lead Acetate).

 
Aff, quanta coisa não?
 

  • Então como começar a ter essa vida cosmética mais Natural?

Toda transição deve ser feita sem neurose! É normal nos assustarmos com a quantidade de substâncias tóxicas que são perimitidas nos cosméticos convencionais mas devemos fazer a transição com paciência e ir buscando cada vez mais informação! (mas que dá vontade de jogar tudo fora no mesmo dia, dá! Kkk)
 
Dicas para esse caminho natural sem volta:

  • Aprenda a se interessar pelo rótulo dos produtos e a identificar o nome desses componentes tóxicos!
  • Pesquise e comece a consumir cosméticos naturais de marcas que se importam com a sua saúde e beleza a longo prazo, vá experimentando, e converse com pessoas que também estão nessa transição!
  • Mais pra frente você pode inclusive aprender a confeccionar alguns cosméticos naturais em casa! Como óleos hidratantes, demaquilantes e até desodorante. Existem vários cursos online certificados com receitas super fáceis e acessíveis.

 
Imagina a sensação de leveza e limpeza em saber que nada do que você está passando diariamente na sua pele machucou nenhum ser, que não tem o risco de  prejudicar seu corpo ou lhe causar doenças a longo prazo, e que depois também não vai agredir a natureza?
Conhecimento é poder! Basear nossas atitudes e decisões no conhecimento e não na desinformação!
Ter consciência sobre o impacto do que consumimos diariamente inclusive na cosmética é mais uma forma de libertação!
Então vamos juntxs pra esse caminho do bem e sinta na pele a leveza de ser consciente!
 
Texto escrito pela Química Industrial e Maquiadora Cris Bittar.

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.