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Corpo e mente saudáveis através de mindfulness

Mindfulness é uma técnica que te ajuda a manter seu corpo e sua mente em equilíbrio. Quer saber mais? A Instrutora de Mindfulness e Mindful Eating Bia Kiszewski falou sobre isso no texto que escreveu

Mindfulness é uma técnica que te ajuda a manter seu corpo e sua mente em equilíbrio. Quer saber mais? A Instrutora de Mindfulness e Mindful Eating Bia Kiszewski falou sobre isso no texto que escreveu para o site.

Hoje, ao sair da cama ou mesmo nas primeiras horas do dia você chegou a perceber se o seu corpo estava descansado, se havia alguma dor ou estava completamente disposto e energizado?

Talvez você nem se lembre de como foi o seu despertar, pois logo que abriu os olhos foi o celular, a televisão ou uma avalanche de pensamentos que receberam a sua atenção e tudo bem, isso é normal. Mas se ao ler esse artigo, alguns exemplos citados fizerem sentido, quem sabe esse seja o momento de se permitir um “novo normal” mais alinhado com um estilo de vida saudável baseado em uma sabedoria milenar: aquela que já existe no seu corpo e que só é acessada quando você se permite sentir para então poder atender.

Para o professor e escritor Mark Williams meditar é “tornar-se íntimo dos caminhos da mente, das reações do corpo e do seu coração”, e a partir desta afirmativa fica simples compreender o impacto que práticas de mindfulness têm na relação do cuidado com a saúde física e mental. É no “dar se conta” de “como estou” que então “posso me cuidar” baseado na necessidade que foi sentida.

Vamos tornar isso bem prático e aplicável talvez, agora mesmo?
Experimente neste instante em que lê este parágrafo, começar a sentir a sua respiração e então a sentir o corpo.

E o que o seu corpo sente neste momento?
Traga curiosidade para perceber se há dor, tensão (nas costas, nos ombros, na testa, no maxilar, onde você costuma perceber tensão no seu corpo). Ou reconheça que não há dor alguma e sinta como é dar se conta que não há dor.

Se o seu corpo estivesse pedindo algo agora, o que seria?
Talvez ele peça água, ou queira ir ao banheiro. Ou quem sabe ele está precisando de um alongamento, uma dança na frente do espelho ou necessite deitar. Perceba o pedido.

E aprofunde esse diálogo com o coração…
Leve a mão direita no peito e experimente sentir a respiração e o coração bater e pergunte qual sentimento repousa ali nesse instante. Se permita reconhecer a emoção sem julgar se é bom ou ruim. Alguns sentimentos são agradáveis e outros sinalizam necessidades. Sinta o que há neste momento.

E depois de escutar corpo e coração, o que fazer?
Você acabou de reconectar a mente com o corpo e o coração e sabe exatamente o que necessita. Agora é atender esses pedidos num gesto de autocuidado e zelo com a sua saúde.

Mas posso sempre confiar que o corpo vai pedir o que precisa?
O corpo humano vem evoluindo há milhares de anos. Ele é sábio e sabe pedir. Nós, nessa vida acelerada é que precisamos aprender a escutar e atender as necessidades. Silenciar o corpo pode tornar uma dor leve em algo grave. Escutar e atender pode prevenir.

Como praticar ou manter essa “conversa com o corpo”?
Essa conversa íntima e preciosa acontece apenas no momento presente e você pode fazer pequenas pausas ao longo do dia e perguntar “o que sinto que preciso?”. Programas de Mindfulness, Mindful eating e aulas de yoga também trazem essa consciência e presença para o corpo.

Então posso relacionar presença (mindfulness) com saúde física e mental?
Uma mente mais presente se torna menos ansiosa e é capaz de fazer escolhas mais conscientes, sendo assim, menos reativa. A mente que conecta com o corpo entende as necessidades e pode atender. Com certeza presença impacta em saúde física e mental, algo tão essencial especialmente no cenário que estamos vivendo. Quem sabe esta prática de cuidado esteja no seu “novo normal”?

Texto escrito pela Instrutora de Mindfulness e Mindful Eating Bia Kiszewski.

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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