Home / Produtos Sustentáveis  / Como evitar os filtros de café?

Como evitar os filtros de café?

Os filtros de café feitos de papel parecem inofensivo, mas estão longe disso. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o uso dos filtros de café produzidos com papel branqueado

Os filtros de café feitos de papel parecem inofensivo, mas estão longe disso. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o uso dos filtros de café produzidos com papel branqueado industrialmente é suficiente para exceder os “níveis aceitáveis” de dioxina (uma substância tóxica que traz diversas complicações à saúde humana e ao meio ambiente)! Agora, imagine que muitas pessoas usam esses filtros todos os dias! Muitas pessoas duas ou até mais vezes ao dia durante anos!


E além disso, você já parou pra pensar no tanto de cápsulas de café e de filtros de café que vão para o lixo, na sua casa e na empresa onde você trabalha?


Pois é! Pra quem ama café como eu e não consegue passar um dia sem beber desse líquido precioso, que tal adotar métodos de preparo que não gerem lixo e nem sejam agressivos ao nosso organismo? 


Nosso planeta e o seu bolso agradecem!


Prensa francesa

Prática de usar e carregar em viagem. Uso para fazer café, chás, para espumar leite, lavar quinoa e até escorrer água do espinafre! Ela tem inúmeras utilidades e não gera resíduo nenhum! Dica: a moagem do grão Pará a prensa deve ser mais grossa do que no coador de pano ou cafeteira italiana.


Coador de pano

Lembra casa da vó e deixa aquele momento do cafezinho ainda mais aconchegante! Prefira os de algodão orgânico sem nenhuma química ou tingimento. São fáceis de encontrar na internet e existem alguns bem estilosos! O ideal é que a moagem seja fina.



Filtros de metal

Hoje em dia encontramos tudo na internet, não é mesmo?


Cafeteira italiana

Zero resíduo e um utensílio charmoso que também pode te durar a vida inteira! Um segredinho meu pra evitar sabor de café torrado demais, coloque um dedinho de água em temperatura ambiente no recipiente superior e siga o processo normal da cafeteira. Seu café vai ficar mais gostoso! 


Coador de aço inox

Com uma durabilidade enorme, essa opção é a que tem valor mais elevado dentre as demais. Porém, é aquela compra única pra vida toda! Esse coador é fácil de higienizar, é prático por ser peça única e mantém o sabor do café já que ele não ficará em contato com o pano ou alumínio (no caso da cafeteira italiana).


Se você sempre jogou fora a borra de café, acredite, está desperdiçando um “santo remédio” para várias ocasiões da vida, sabia? Isso porque, apesar de não parecer muito útil, a borra de café pode ser ótima para um série de utilidades como por exemplo, desentupir uma pia usando apenas aquele pozinho final do café que sempre descartamos!


Então, para eliminar qualquer lixo, você pode usar a borra do café para:


* Esfoliar o corpo. A sensação é maravilhosa e você evita gastar com esfoliantes químicos que possuem microesferas super poluentes! 


* Cortou cebola, picou alho, cozinhou peixe e ficou com cheiro nas mãos? Esfregue borra de café que o problema estará resolvido!


* Para evitar as formiguinhas que muitas vezes atacam nossas plantas e invadem nossa cozinha! Coloque um pouco de borra de café em alguns cantinhos da sua bancada da cozinha por onde as formigas costumam passar. É tiro e queda!


* Retirar maus odores da geladeira. Coloque um pouco da borra do café em uma xícara e deixe num cantinho da geladeira. 


* Seus tênis estão com chulé? Use uma meia velha e faça um espécie de sachê com ela. Coloque a borra de café seca e deixe dentro dos tênis uma noite toda. 


* E a maneira mais prática e menos eficaz (mas a que sempre uso, rs), é apenas diluir a borra de café em água, numa proporção de 1/10, e regar suas plantas. Vale até molhar um paninho na mistura e passar nas folhas para limpá-las e afastar os bichinhos. Só não dá também pra afogar as plantas no café todo dia. Aqui, como tenho muitas mesmo, vou revezando os vasos da vez.



E aí, gostou das dicas? 


Conta pra gente se você já usa algum desses métodos para fazer seu café! 


E aqui temos um post muito bacana sobre cápsulas de café. Caso você use, sugiro que leia! 


Um beijo,

Mariana.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

2 × cinco =