Home / Lifestyle  / Existe um detox após parar de usar anticoncepcional?

Existe um detox após parar de usar anticoncepcional?

Muitas mulheres, ao decidirem interromper o uso de anticoncepcional, se perguntam se há alguma “fórmula mágica” para passar por essa adaptação de forma mais tranquila. Afinal existe um detox de anticoncepcional? Antes de tudo: após interromper

Muitas mulheres, ao decidirem interromper o uso de anticoncepcional, se perguntam se há alguma “fórmula mágica” para passar por essa adaptação de forma mais tranquila. Afinal existe um detox de anticoncepcional?

Antes de tudo: após interromper o uso da pílula, os hormônios sintéticos não ficam circulando ou acumulados no seu corpo! E nem há mais ação contraceptiva para evitar a gravidez, obviamente.

Os hormônios sintéticos são metabolizados pelo nosso corpo e constantemente eliminados. Nosso precioso e adorado fígado é o grande órgão “detox” do nosso corpo. Não precisamos de produtos externos para fazer “desintoxicações”, inclusive do anticoncepcional! O melhor que podemos fazer é justamente cuidar da saúde do nosso fígado e do nosso corpo como um todo, para eles trabalharem ao nosso favor.

Mas então por que algumas pessoas ficam sem menstruar por vários meses após parar o anticoncepcional, ou com vários sintomas doidos?

Bom isso acontece porque, após interromper o uso do anticoncepcional, voltamos a ter ciclos menstruais. Os ovários, que antes estavam adormecidos, precisam retomar a produção de hormônios sexuais e o amadurecimento dos óvulos. Toda a comunicação  entre nosso cérebro e nossos ovários, que estava “bloqueada” temporariamente pelo anticoncepcional hormonal, agora precisa voltar.

Para algumas mulheres, demora um pouco para todos esses processos se ajustarem. Não é uma regra e nem é o mais esperado demorar muito, mas é extremamente comum e normal. É o tempo de cada corpo, e não um efeito cumulativo dos hormônios sintéticos.

E como passar por isso da melhor forma? Tem algo que podemos fazer?

Bom, o básico são aqueles cuidados que tanto falo: uma alimentação boa, equilibrada em qualidade & quantidade, para garantir a nutrição adequada. Essa é a base. Além disso, hidratação, reduzir o estresse, manter o corpo ativo, ter uma rotina de sono adequada e de qualidade, evitar o consumo de álcool, e claro: ter paciência. Infelizmente, não tem um único produto/cápsula/chá que faça milagre! Se abraçar no ritmo do próprio corpo é o caminho!

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sexualidade.

[email protected]

Educadora menstrual, empreendedora social cofundadora da Escola da Menstruação e bióloga e professora de formação. Também é criadora da Diga Vulva, onde escreve e cria conteúdo sobre saúde, ciclos femininos e sexualidade. Acredita no poder do autoconhecimento e na visão positiva do corpo feminino. | @digavulva

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta