Home / Lifestyle  / Alfarroba

Alfarroba

Você conhece a alfarroba? Não? Nesse post, escrito pela nutri Larissa Turco,  você vai saber o que é, quais os benefícios e como podemos utilizá-la na alimentação! [caption id="attachment_2841" align="aligncenter" width="953"] Bolinhos de Alfarroba[/caption] O que é

Você conhece a alfarroba? Não? Nesse post, escrito pela nutri Larissa Turco,  você vai saber o que é, quais os benefícios e como podemos utilizá-la na alimentação!

Bolinhos de Alfarroba

O que é alfarroba? A alfarroba é uma vagem nativa do mediterrâneo com sabor adocicado e coloração marrom. Ela possui pouquíssima gordura em sua composição. Normalmente o que usamos no dia a dia é a farinha da alfarroba (alfarroba em pó), que é adquirida após um processo de trituração e torração da casca. É considerada como um substituto do cacau. A polpa é utilizada para produção de produtos hospitalares.
E quais os benefícios dessa maravilha? É um alimento funcional, devido apresentar polifenóis (antioxidantes) e fibras. Diversos estudos têm mostrado que esses polifenóis possuem propriedades antioxidante com efeito cardioprotetor. É rica em Vitamina A, Vitaminas do complexo B, Ferro, Cálcio e Potássio. Por apresentar baixo índice glicêmico é indicada para diabéticos; é livre de lactose, glúten e cafeína; combate os radicais livres e envelhecimento precoce. Não possui qualquer agente alergênico ou estimulante, como a cafeína. Apresenta também uma boa quantidade de fibras, que ajuda na proteção da membrana da mucosa do intestino, é utilizada há séculos pelos egípcios como biorregulador intestinal, melhorando a flora intestinal, reduzindo incidências de transtornos intestinais.

Quanto consumir? Lógico que isso depende muito de cada pessoa, mas normalmente a porção recomendada é de 20-30g por dia, para garantir todos seus benefícios.
Existe alguma contraindicação? Não existem contraindicações, já que não há nenhuma substância alergênica ou estimulante em sua composição. Isso quer dizer que a iguaria está liberada para todas as pessoas e idades.
Onde encontro a alfarroba? O produto pode ser encontrado em praticamente todas as lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.

Aqui vai duas receitas com a alfarroba:
CHOCOLATE QUENTE:
Ingredientes:
– 200ml de leite vegetal
– 1 colher de sopa de farinha de alfarroba ou alfarroba em pó (uso da @carob_house)
– adoçante natural à gosto
– 1 colher de sobremesa rasa de psyllium (é uma fibra que ajuda a dar uma engrossada, uma consistência) ou pode usar até mesmo a aveia
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e deixe engrossar no ponto desejado. Pronto!
SMOOTHIE:
Ingredientes:
– 1 banana congelada
– meia xícara de morango congelados
– 1 colher de sopa de aveia em flocos
– 1 colher de sopa de alfarroba (uso da @carob_house)
– 200ml – 250ml de água ou leite vegetal
Modo de preparo:
É só bater tudo no liquidificador ou no mixer e está pronto!
*texto escrito pela nutricionista Larissa Turco

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.