Home / Produtos Sustentáveis  / 7 formas de substituir o plástico no dia a dia

7 formas de substituir o plástico no dia a dia

Os plásticos se tornaram sinônimos de praticidade, por isso, são um dos materiais mais utilizados no mundo. Porém, esses produtos práticos são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Segundo a ONU, são eles os maiores desafios

Os plásticos se tornaram sinônimos de praticidade, por isso, são um dos materiais mais utilizados no mundo. Porém, esses produtos práticos são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Segundo a ONU, são eles os maiores desafios do século XXI e as estimativas, se o uso em excesso continuar, é de que no ano de 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano. É de se assustar, né?

No Brasil, estima-se que são produzidos 1kg de resíduo plástico por semana. Essa quantidade aumenta ainda mais em outros países, gerando um acúmulo incalculável, pois sua decomposição demora cerca de 400 anos. Por isso, há urgência em repensar o consumo desses produtos.

Para te inspirar a adotar hábitos mais saudáveis para ajudar na preservação do nosso ecossistema, separamos 7 dicas de substituição do plástico que farão a diferença no futuro. Então anote aí!

1 – Cotonetes: existem cotonetes com haste de papelão ou de papel. Para quem prefere não gerar resíduos, pode investir nos reutilizáveis, como o cotonete de inox.

2 – Algodão: as bolinhas de algodão são quimicamente tratadas, transgênicas e muito poluentes! Por isso troque por disco de crochê reutilizável.

3 – Absorvente: você pode trocar esses produtos por um coletor menstrual, calcinha/cueca absorvente ou até absorvente de pano. Todos são laváveis e reutilizáveis! 

4 – Fralda descartável: utilize fraldas de pano! Segundo a Unicef, uma fralda descartável demora 600 anos para se decompor. Imagine a quantidade de fraldas jogadas no lixo por dia? 

5 – Lenço de papel: passe a usar lenço de pano. Eles podem ser lavados e reutilizados diversas vezes. Além de ser uma ótima alternativa para o meio ambiente, ele é muito mais econômico.

6 – Escova de dente: as escovas de bambu são uma ótima opção para quem quer parar de utilizar as escovas de dente de plástico.   

7- Fio dental: um item indispensável para a nossa saúde bucal, o fio dental comum pode ser substituído por fio de seda, de bambu ou à base de amido de milho.

Dica bônus: 

Tente sair do automático ao comprar e utilizar produtos do dia a dia. Por exemplo, ao invés de usar as sacolas plásticas nos supermercados, você pode solicitar caixas de papelão ou então invista em ecobags. Essa é uma das formas mais simples e econômicas para evitar o uso de plástico.

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!
Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta