Home / CULTURA  / 3 cantoras que falam de feminismo e empoderamento

3 cantoras que falam de feminismo e empoderamento

O feminismo é o movimento que luta pela igualdade política, social e econômica dos gêneros, combatendo comportamentos machistas e sexistas.  Justamente por discutir questões sociais, a música é uma das formas mais populares de abordar o

O feminismo é o movimento que luta pela igualdade política, social e econômica dos gêneros, combatendo comportamentos machistas e sexistas. 

Justamente por discutir questões sociais, a música é uma das formas mais populares de abordar o feminismo. Afinal, estamos falando de um tipo de arte que chega em muitas pessoas.

A nossa colaboradora Alice Ros (@alice.mros) separou 3 cantoras que falam sobre feminismo e empoderamento nas suas músicas. Confira os nomes:

Pitty

Tanto na carreira musical quanto em outros projetos, Pitty sempre foi didática em relação ao feminismo.

Um exemplo é a música Desconstruindo Amélia, lançada em 2009. A composição é uma resposta ao samba Ai Que Saudades da Amélia, de Mário Lago e Ataulfo, lançado em 1942, que reduz a mulher ao papel de submissa. Na letra, Pitty crítica a sobrecarga de trabalho enfrentada pelas mulheres e incentiva a autonomia feminina. 

Elza Soares

A carreira de Elza percorre temas como luta contra a violência doméstica, machismo, denúncias contra o racismo e igualdade social.

Em 2019, Elza afirmou: “Eu já nasci feminista. Para mim, ser feminista é brigar, é lutar. Faço isso através da minha música e da minha fala e, embora ache que as novas gerações já estão muito mais conscientes, há muito trabalho a fazer”, disse, em entrevista ao site Delas.

Beyoncé

Desde a época do Destiny’s Child, Beyoncé já falava sobre não depender de ninguém e ser dona do próprio nariz. Mais tarde, em carreira solo, ela aprofundou as composições e se tornou uma das vozes mais conhecidas por falar sobre a autoestima de meninas e mulheres negras. Além disso, Beyoncé participa ativamente de projetos sociais e até já criou um programa de bolsas de estudo para apoiar mulheres.

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre cultura.

contato@orni.com.br

Visão geral da revisão
14 COMMENTS

Poste um comentário